Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otavio-
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otavio-
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Juliana Otto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:45:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:45:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20327-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659826-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study was to conduct a study on possible relationships between motivation to learn and anxiety in relation to mathematics in elementary school students. To this end, we used two types of scales both Likert-type, a related to math anxiety and another range of attitudes towards mathematics, where we can see that 75% of students participating in the research have a higher degree of anxiety in relation to mathematics and that these same students that have this higher degree of anxiety have neutral attitudes in relation to mathematics. As a conclusion, we understand that students may have created some kind of invisible protection when you have to perform some activity related to discipline, to avoid any kind of pain or punishment.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre possíveis relações entre motivação para aprender e ansiedade em relação à matemática em alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizadas dois tipos de escalas ambas do tipo Likert, uma relacionada à ansiedade matemática e outra a escala de atitudes em relação à matemática, onde podemos verificar que 75% dos alunos participantes da pesquisa possuem um grau mais elevado de ansiedade em relação à matemática e que esses mesmos alunos que possuem esse grau mais elevado de ansiedade possuem atitudes neutras em relação à matemática. Como conclusão, entendemos que os alunos podem ter criado algum tipo de proteção invisível quando tem que executar alguma atividade relacionada com a disciplina, para evitar algum tipo de sofrimento ou punição.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação Matemática e Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAnsiedade-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectAnxiety-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleUm estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental-
Título: dc.titleA study on math anxiety and motivation in elementary school students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.