Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.creator | Cônsolo, Cinthia Batista da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:45:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:45:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22022 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659794 | - |
Descrição: dc.description | This work had as its theme the use of online educational games in the classroom, in order to optimize the teaching and learning content related to environmental education. This is a field research, in which third-year students of the first primary education cycle had contact with the virtual game Green. We take as theoretical authors benchmarks that highlight the importance of meaningful learning and the contribution that games can offer in education, providing an education that dialogue with the interests and previous knowledge of the students in order to enrich them and extend them. In addition to the game Green City, questionnaires were used performed before and after using the game as resource, the analysis showed, in fact, a greater awareness by the students with regard to themes (energy saving, recycling economy water and sustainable transport). | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a utilização de jogos didáticos on line em sala de aula, com a finalidade de otimizar o ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa de campo, na qual alunos do terceiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental tiveram contato com o jogo virtual Cidade Verde. Tomou-se como referenciais teóricos autores que ressaltam a importância da aprendizagem significativa e da contribuição que os jogos podem oferecer no âmbito da educação, proporcionando um ensino que dialogue com os interesses e conhecimentos prévios dos alunos, a fim de enriquecê-los e ampliá-los. Além do jogo Cidade Verde, foram utilizados questionários realizados antes e após o uso do jogo como recurso, cuja análise apontou, de fato, uma maior conscientização por parte dos alunos no que diz respeito aos temas abordados (economia de energia, reciclagem, economia de água e transporte sustentável). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental | - |
Título: dc.title | The use of educational games for environmental education in the first primary education cycle | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: