O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFriedrich, Leidi Cecilia-
Autor(es): dc.contributorFriedrich, Leidi Cecilia-
Autor(es): dc.contributorFriedrich, Leidi Cecilia-
Autor(es): dc.contributorFriedrich, Leidi Cecilia-
Autor(es): dc.creatorCônsolo, Cinthia Batista da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:45:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:45:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659794-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the use of online educational games in the classroom, in order to optimize the teaching and learning content related to environmental education. This is a field research, in which third-year students of the first primary education cycle had contact with the virtual game Green. We take as theoretical authors benchmarks that highlight the importance of meaningful learning and the contribution that games can offer in education, providing an education that dialogue with the interests and previous knowledge of the students in order to enrich them and extend them. In addition to the game Green City, questionnaires were used performed before and after using the game as resource, the analysis showed, in fact, a greater awareness by the students with regard to themes (energy saving, recycling economy water and sustainable transport).-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a utilização de jogos didáticos on line em sala de aula, com a finalidade de otimizar o ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa de campo, na qual alunos do terceiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental tiveram contato com o jogo virtual Cidade Verde. Tomou-se como referenciais teóricos autores que ressaltam a importância da aprendizagem significativa e da contribuição que os jogos podem oferecer no âmbito da educação, proporcionando um ensino que dialogue com os interesses e conhecimentos prévios dos alunos, a fim de enriquecê-los e ampliá-los. Além do jogo Cidade Verde, foram utilizados questionários realizados antes e após o uso do jogo como recurso, cuja análise apontou, de fato, uma maior conscientização por parte dos alunos no que diz respeito aos temas abordados (economia de energia, reciclagem, economia de água e transporte sustentável).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectAwareness-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental-
Título: dc.titleThe use of educational games for environmental education in the first primary education cycle-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.