Estudo da influência das variações do fluido de arrefecimento em motores de combustão a diesel

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPostigo, Matheus Pereira-
Autor(es): dc.contributorChornobai, Cesar Arthur Martins-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Luciano-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Johnata Henrique-
Autor(es): dc.contributorPostigo, Matheus Pereira-
Autor(es): dc.creatorTorsani, Laisa Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:45:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:45:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659786-
Descrição: dc.descriptionHeavy vehicles have great application and move the country's transportation sector. It is interesting for the brands and for their customers that a vehicle, when purchased, has a long service life, providing greater satisfaction and efficient use. The cooling system in diesel engines is of utmost importance to guarantee the conservation of the vehicles. Poorly designed or operation under inadequate cooling can cause damage to the engine and consequently to the vehicle itself. Most brands use cooling fluid based on ethyleneglycol and water mixtures. Cooling samples provided by a heavy-duty diesel engine manufacturer were analyzed in order to understand their compositions and to study the influences of these compositions on the vehicle cooling system. Through the study of the density of the samples, it was possible to understand that they did not meet the specification as recommended by the vehicle manufacturer, indicating its degrading potential.-
Descrição: dc.descriptionOs veículos pesados têm grande aplicação e movem o setor de transportes no país. É de interesse das montadoras e de seus clientes que um veículo, quando adquirido, tenha vida útil elevada proporcionando maior satisfação e rendimento de sua utilização. O sistema de arrefecimento em motores a diesel é de total importância para garantia de conservação dos veículos. Um arrefecimento mal projetado ou que opere em condições inadequadas pode causar danos ao motor e consequentemente ao veículo como um todo. Analisou-se amostras de fluido de arrefecimento fornecidas por um fabricante de veículos pesados e motores a diesel a fim de entender suas composições e estudar as influências destas composições no sistema de arrefecimento dos veículos. Através do estudo da densidade das amostras foi possível entender que as mesmas não atendiam a especificação como recomendado pelo fabricante dos veículos, indicando seu potencial degradante.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia Química-
Publicador: dc.publisherEngenharia Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRefrigeração-
Palavras-chave: dc.subjectMotores a diesel-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos-
Palavras-chave: dc.subjectRefrigeration and refrigerating machinery-
Palavras-chave: dc.subjectDiesel motor-
Palavras-chave: dc.subjectVehicles-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA-
Título: dc.titleEstudo da influência das variações do fluido de arrefecimento em motores de combustão a diesel-
Título: dc.titleStudy of the influence of coolant mixtures variations in diesel combustion engines-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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