Aplicação de atividades lúdicas para o ensino da tabela periódica no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonego, Maurici Luzia Charnevski Del-
Autor(es): dc.contributorHussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva-
Autor(es): dc.creatorMelatti, Giovana Caraballo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:45:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:45:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9106-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659751-
Descrição: dc.descriptionTalks with chemsitry teachers from public schools in Curitiba, observations during classes and internet research were done in order to elaborate a paperon new ways to teach chemistry. It was obvious the students’ difficulty with learning the Periocid Table. This difficulty can be mainly related to the lack of interest and can be a problem not only during the exams, but also in other courses,trying to get into college, and during everyday life. In order to make learning about the Periodic Table more interesting, the following steps were taken: first all the topics related to the subject that appear in the High-school National Exam (ENEM) and in the questions of Federal University of Parana (UFPR) between the years 2011 and 2013 were reviewed. Concurrently, two classes of first year students from technical courses of the Technological Federal Univeristy of Parana (UTFPR - campus Curitiba) were selected and two classes from the state school Padre Silvestre Kandora were choosen to be a part of new method developed by this paper. For this project, 4 phases were needed. First, an evaluation on the level of students’ knowledge about the subject, then the classes were prepared accordingly to be teached in the next step in the pre-established dates and time. Second, the classes were tauhgt. Third, two educational games were preseted in one of the classes from each school and last an final evaluation exam and survey were done in all the classesso that the method can be assessed. The games’s name were “RPS of Periodic Table” and “Table” and were done by UTFPR students. According to the results, using games to teach about the periodic table is effective and can enhance the understanding in a pleasant and efficient way.-
Descrição: dc.descriptionDurante uma conversa informal com professores de Química da rede pública de ensino de Curitiba, observações em sala de aula e pesquisas feitas na internet, que ocorreram em busca por novas ideias para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso que pudesse ser voltado para o ensino de Química, ficou perceptível a dificuldade dos alunos do ensino médio com relação ao conteúdo de Tabela Periódica. Essa dificuldade vem, muitas vezes, atrelada à falta de interesse e pode interferir não somente na prova escolar correspondente ao assunto, como também no ingresso ao ensino superior, nas avaliações em disciplinas correlatas e até mesmo na resolução de problemas do cotidiano. Como forma de tornar o ensino e aprendizagem de Tabela periódica mais interessante e eficaz, foram desenvolvidas as seguintes etapas constituintes do projeto: em um primeiro momento foi realizada uma análise de como o conteúdo relacionado à Tabela Periódica vem sendo apresentado nas questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nas provas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para isso foram avaliadas as provas dos anos de 2011, 2012 e 2013. Paralelamente a essa etapa, foram selecionadas duas turmas compostas por alunos do primeiro período dos cursos técnicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campus Curitiba) e duas turmas formadas por alunos do Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, para a aplicação da metodologia de trabalho proposta. A realização do projeto, em cada turma, necessitou de 4 momentos. Um primeiro momento foi destinado a uma avaliação investigativa para analisar o grau de conhecimento dos alunos sobre o conteúdo e também ao preparo de todo o material didático necessário para as aulas a serem ministradas na etapa seguinte, em horários e datas previamente estabelecidos. Num segundo momento, foi realizada a apresentação do conteúdo às turmas. Num terceiro momento foram aplicados dois jogos didáticos distintos em apenas uma das duas turmas de cada escola selecionadas e, em uma última etapa, foi realizada uma avaliação final com cada uma das quatro turmas, composta por prova escrita e questionário, produzidos também durante o projeto, para posterior comparação entre os resultados. Um dos jogos aplicados chama-se RPG da Tabela Periódica e o outro chama-se Tabe e ambos foram desenvolvidos por alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com base nos resultados obtidos pôde-se constatar que o uso de jogos didáticos para o ensino da Tabela Periódica é capaz de contribuir de forma significativa na aprendizagem desse conteúdo de forma prazerosa e eficiente, além de propiciar uma rica interação entre os participantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Química e Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectTabela periódica dos elementos químicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectElementos químicos-
Palavras-chave: dc.subjectPeriodic law-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectChemical elements-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Título: dc.titleAplicação de atividades lúdicas para o ensino da tabela periódica no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.