Aplicativos móveis no ensino de biologia celular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPanossian, Maria Lúcia-
Autor(es): dc.contributorPanossian, Maria Lúcia-
Autor(es): dc.contributorFilietaz, Marta Rejane Proença-
Autor(es): dc.contributorMocrosky, Luciane Ferreira-
Autor(es): dc.creatorLopes, Dilma José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:45:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:45:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19622-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659749-
Descrição: dc.descriptionTechnological advances in education, with the use of information and communication technologies (TIC), in many variables, are of great value, have many repercussions.The purpose of this study is to analyze information and communication technologies and identify the potentialities of the EvoBooks cell app and the QR Code Reader through the use of smartphones for teaching cytology content. To do só, perform a bibliographic search, by consulting databases in electronic media. They were analyzed as scientific productions of several researchers of this theme, emphasizing the application EvoBooks cells and the QR Code Reader, their applications and the results obtained with their use. It was found that as ICTs are important for providing interactivity, a joint construction of knowledge and access to information; and that different technologies have been used for this purpose. It was concluded that there has been significant progress regarding education and technology use, but there are still gaps in this process, which requires the adoption of strategies for fulfilled practices, such as professional training courses and the development of public policies that promote digital inclusion, for example.-
Descrição: dc.descriptionOs avanços tecnológicos no âmbito da educação, com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), em suas várias modalidades, é de grande valia, trazendo muitas repercussões. O objetivo deste estudo é analisar o uso dos aplicativos EvoBooks células e o QR Code Reader através de smartphones para o ensino de conteúdos de Citologia. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, por meio da consulta a bases de dados em meio eletrônico de diversos pesquisadores desta temática, enfatizando o aplicativo EvoBooks células e o QR Code Reader, suas aplicações e os resultados obtidos com o seu emprego. Constatou-se que as TIC são importantes por propiciar a interatividade, a construção conjunta do conhecimento e o acesso à informação; e que diferentes tecnologias têm sido empregadas para este fim. Concluiu-se que houve progresso significativo em relação à educação e ao uso das tecnologias, porém ainda há lacunas nesse processo, que requerem a adoção de estratégias para serem preenchidas, como cursos de capacitação profissional e desenvolvimento de políticas públicas que promovam a inclusão digital, por exemplo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCitologia-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos móveis-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectCytology-
Palavras-chave: dc.subjectMobile apps-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA::CITOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR-
Título: dc.titleAplicativos móveis no ensino de biologia celular-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.