Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
Autor(es): dc.creator | Marcon, Fátima Izabel Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:44:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:44:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26844 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659658 | - |
Descrição: dc.description | This research deals with the reality of remote education due to the pandemic period at a municipal elementary school in the city of Ubiratã-PR. It is a study with exploratory objectives and quantitative treatment of data. This treaty sought to identify the personal and professional profile of the actors who attend the institution under study, as well as the accessibility, development and acceptance of classes in a virtual way. In this study, the importance of the mobile smartphone device is presented as an instrument of teaching mediation during social isolation. The objective of this study was also to bring up the perspective of the institution's teachers regarding the atypical moment that education experienced in the period. To this end, questionnaires were applied with students and teachers (at different times and locations) directly impacted by this type of teaching. Through research, it can be seen that, despite the efforts of teachers during the pandemic, there is an urgent need for initiatives on the part of governmental spheres regarding the provision of training and capacity building programs for the use of new technological methodologies to work with remote teaching. Another aspect that stood out in the research was the perception of the limitations that parents and family members have to collaborate with the teaching and learning process; this fact, indirectly proven, when listening to teachers and students. The research demonstrates the important role that smartphones play in the learning of students who are, every day, more connected to digital media through this technology. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa versa sobre a realidade da educação remota devido ao período de pandemia em uma escola municipal de Ensino Fundamental I, na cidade de Ubiratã-PR. Trata-se de um estudo com objetivos exploratórios e tratamento quantitativo de dados. Procurou-se, neste tratado, identificar o perfil pessoal e profissional dos atores que frequentam a instituição objeto de estudo, bem como ocorreu a acessibilidade, o desenvolvimento e a aceitação das aulas de forma virtual. Apresenta-se neste estudo, a importância do dispositivo mobile smartphone como instrumento de mediação do ensino durante o isolamento social. Também foi objetivo deste estudo, levantar a perspectiva dos professores da instituição quanto ao momento atípico que a educação vivenciou no período. Para tanto, foram aplicados questionários com alunos e professores (em diferentes momentos e locais) diretamente impactados com esta modalidade de ensino. Por meio da pesquisa pode-se verificar, que, apesar do empenho dos docentes durante a pandemia, existe a urgente necessidade de iniciativas por parte das esferas governamentais quanto a oferta de programas de treinamento e capacitação para o uso de novas metodologias tecnológicas para trabalhar com o ensino remoto. Outro aspecto de destaque na pesquisa, foi a percepção das limitações que pais e familiares têm para colaborar com o processo de ensino e de aprendizagem; fato este, comprovado de forma indireta, ao se ouvir professores e estudantes. A pesquisa demonstra o papel de importância que os smartphones representam para a aprendizagem dos estudantes que estão, a cada dia, mais conectados aos meios digitais por meio desta tecnologia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology and children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O uso do smartphone como mediador da aprendizagem em tempos de isolamento social | - |
Título: dc.title | The use of cell phones in the classroom: an opportunity in times of social isolation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: