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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Tusset, Angelo Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Bueno, Átila Madureira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rodrigo do Nascimento e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:44:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:44:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1555 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659575 | - |
Descrição: dc.description | In this work we proposed and developed a system of control vehicular suspension, semi active, using a magneto rheological damper (MR). For the numerical simulations were considered: a model non-linear an complete car, a fuzzy control system to determine strength of the damper and a system for determining the electrical current applied the damper. The results of numerical simulations demonstrated that proposed control strategy improves the safety by the vehicle reducing the shifts the axles the wheels in approximately 7% and the time of exposure of the chassis the vibrations caused by disturbances in the road in approximately 422.56%. In order of implement in the future a proposed control on a MR damper, a prototype of the real control was developed through the use microprocessor system using microcontrollers Arduino Nano V3. For represented the damper, was used - an electrical coil, which has real characteristics near the end cushioning system. The experimental results demonstrated that the prototype developed, faithfully reproduces the numerical results presented preliminarily with reduced error band. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho foi proposto e desenvolvido um sistema de controle de suspensão veicular semi-ativa utilizando um amortecedor magneto reológico (MR). Para simulações numéricas foram considerados: um modelo de um carro completo não linear, um sistema de controle Nebuloso para determinação da força do amortecedor e um sistema para determinar a corrente elétrica aplicada no amortecedor. Os resultados das simulações numéricas demonstraram que a estratégia de controle proposto melhorou a segurança do veiculo reduzindo os deslocamentos do eixo da roda em aproximadamente 7% e o tempo de exposição do chassi as vibrações causadas por distúrbios da estrada em aproximadamente 422,56%. Com a finalidade de implementar futuramente em um amortecedor MR a estratégia de controle proposta, foi desenvolvido um protótipo do controle real, através da utilização de um sistema microprocessado usando de microcontroladores Arduino Nano V3. Para representar o amortecedor utilizou - se uma bobina elétrica, que dispõe de características reais próximas do sistema de amortecimento final. Os resultados experimentais demonstram que o protótipo desenvolvido, reproduziu com fidelidade os resultados numéricos apresentados preliminarmente com uma faixa de erro reduzida. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuitos elétricos não lineares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automóveis - Amortecedores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controladores programáveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric circuits non-lineares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobiles - Shock absorbers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programmable controllers | - |
Título: dc.title | Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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