Reflexos da pós-modernidade: discutindo sobre a sociedade sombria em Oryx e Crake, de Margaret Atwood

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStankiewicz, Mariese Ribas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1838228057601113-
Autor(es): dc.contributorStankiewicz, Mariese Ribas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1838228057601113-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Neide Garcia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/97623731441747-
Autor(es): dc.contributorFioruci, Wellington Ricardo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605-
Autor(es): dc.creatorBottega, Michelly-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:44:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:44:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4931-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659567-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem por finalidade contribuir para a comunidade acadêmica com uma análise da sociedade no enredo de Oryx e Crake (2004), de Margaret Atwood. Para que isso fosse possível alguns caminhos foram traçados desde a Utopia (1516), de Thomas More, passando pela ficção científica e ficção especulativa para finalizar com um estudo da pós-modernidade e possíveis reflexos desta sobre o futuro, levando em consideração o vazio. Sendo assim, o objetivo central desse trabalho está em entender o mundo pós-moderno implícito na narrativa considerando a constatação de elementos que conduzem a compreensão dessa sociedade como a manipulação do poder, a utilização da ciência e tecnologia em grande escala, assim como o entendimento de outros elementos pertinentes à leitura da pós-modernidade. Para que esses elementos sejam passíveis de maior interpretação, o levantamento teórico conta com autores como Gilles Lipovetsky (2005), Margaret Atwood (2011), Heather Urbanski (2006), Edward James e Farah Mendlesohn (2016), assim como outros autores que versam sobre as temáticas relevantes a essa dissertação. Sendo assim, o trabalho está dividido em três capítulos. O capítulo um está voltado para o entendimento do percurso histórico da ficção científica e da ficção especulativa. Assim como a análise da narrativa Oryx e Crake. O capítulo dois é totalmente teórico e se debruça sobre a pós-modernidade e suas características tanto no âmbito social quanto artístico. Por último, o capítulo três engloba o entendimento da visão sobre o vazio segundo Lipovetsky e busca a partir disso analisar os pesadelos da sociedade em Oryx e Crake. Ainda, esse capítulo tem o intuito de mostrar ao leitor que os três alicerces fundamentais que competem aos pressupostos teóricos, que são a ficção científica e a ficção especulativa, a pós-modernidade e o vazio, são essenciais para o desenvolvimento da análise da narrativa de Atwood. Portanto, se torna indispensável o entendimento dos elementos expostos nesses três capítulos para que a análise sobre a sociedade de Oryx e Crake seja possível. O romance de Atwood pode ser considerado pertencente tanto à ficção científica quanto ao subgênero ficção especulativa segundo análise disposta no capítulo um. Sendo assim, o enlace entre a ficção científica e a ficção especulativa com a pós-modernidade possibilita um melhor entendimento sobre a análise do vazio social do enredo de Oryx e Crake. Em resumo, os resultados desta pesquisa revelam que a sociedade de Oryx e Crake é uma metáfora para a nossa pós-modernidade e vazio, segundo os elementos característicos como o pós-apocalíptico, o consumismo exacerbado, a manipulação do poder em todas as esferas sociais, entre outros. A partir desses elementos, é possível entender que todos eles se concentram em uma única forma de pesadelo centra na narrativa, o medo.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem por finalidade contribuir para a comunidade acadêmica com uma análise da sociedade no enredo de Oryx e Crake (2004), de Margaret Atwood. Para que isso fosse possível alguns caminhos foram traçados desde a Utopia (1516), de Thomas More, passando pela ficção científica e ficção especulativa para finalizar com um estudo da pós-modernidade e possíveis reflexos desta sobre o futuro, levando em consideração o vazio. Sendo assim, o objetivo central desse trabalho está em entender o mundo pós-moderno implícito na narrativa considerando a constatação de elementos que conduzem a compreensão dessa sociedade como a manipulação do poder, a utilização da ciência e tecnologia em grande escala, assim como o entendimento de outros elementos pertinentes à leitura da pós-modernidade. Para que esses elementos sejam passíveis de maior interpretação, o levantamento teórico conta com autores como Gilles Lipovetsky (2005), Margaret Atwood (2011), Heather Urbanski (2006), Edward James e Farah Mendlesohn (2016), assim como outros autores que versam sobre as temáticas relevantes a essa dissertação. Sendo assim, o trabalho está dividido em três capítulos. O capítulo um está voltado para o entendimento do percurso histórico da ficção científica e da ficção especulativa. Assim como a análise da narrativa Oryx e Crake. O capítulo dois é totalmente teórico e se debruça sobre a pós-modernidade e suas características tanto no âmbito social quanto artístico. Por último, o capítulo três engloba o entendimento da visão sobre o vazio segundo Lipovetsky e busca a partir disso analisar os pesadelos da sociedade em Oryx e Crake. Ainda, esse capítulo tem o intuito de mostrar ao leitor que os três alicerces fundamentais que competem aos pressupostos teóricos, que são a ficção científica e a ficção especulativa, a pós-modernidade e o vazio, são essenciais para o desenvolvimento da análise da narrativa de Atwood. Portanto, se torna indispensável o entendimento dos elementos expostos nesses três capítulos para que a análise sobre a sociedade de Oryx e Crake seja possível. O romance de Atwood pode ser considerado pertencente tanto à ficção científica quanto ao subgênero ficção especulativa segundo análise disposta no capítulo um. Sendo assim, o enlace entre a ficção científica e a ficção especulativa com a pós-modernidade possibilita um melhor entendimento sobre a análise do vazio social do enredo de Oryx e Crake. Em resumo, os resultados desta pesquisa revelam que a sociedade de Oryx e Crake é uma metáfora para a nossa pós-modernidade e vazio, segundo os elementos característicos como o pós-apocalíptico, o consumismo exacerbado, a manipulação do poder em todas as esferas sociais, entre outros. A partir desses elementos, é possível entender que todos eles se concentram em uma única forma de pesadelo centra na narrativa, o medo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFicção científica - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectFicção canadense-
Palavras-chave: dc.subjectPós-modernismo (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectAtwood, Margaret, 1939--
Palavras-chave: dc.subjectScience fiction - Criticism and interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectCanadian fiction-
Palavras-chave: dc.subjectPostmodernism (Literature)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleReflexos da pós-modernidade: discutindo sobre a sociedade sombria em Oryx e Crake, de Margaret Atwood-
Título: dc.titleReflections of postmodernity: discussing the dark society in Oryx and Crake, by Margaret Atwood-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.