Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
Autor(es): dc.contributor | Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu | - |
Autor(es): dc.creator | Rebellato Neto, Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:44:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:44:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25862 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659560 | - |
Descrição: dc.description | This monograph had as its theme to present a bibliometric prospection on the material produced in articles, theses and dissertations that use the active learning methodologies for the teaching of Mechanics in Physics at different educational levels. We sought work in two databases: Thesis and Dissertations Database of CAPES and Scientific Electronic Library Online (Scielo). To this end, in the theoretical framework, some works of authors who applied active methodologies to teach Mechanics were presented, demonstrating gains in the performance of students in relation to traditional methods. It was also found, through the consultation of authors who write about the panorama of Brazilian education and in documents and laws that govern teaching in our country the need for teaching methodologies diversified from traditional ones, among them active methodologies. The research showed that there is still a small group of people who publish papers on the subject in question. Only twelve works were found. It is also worth mentioning that the first publications date back to 2015, that is, in addition to being small, this is a still new area. Thus, it was verified the great potential for new researchers to study more in depth the benefits (or not) of these teaching methodologies. It can still be concluded that Newton's Laws is the most addressed theme and in the sequence there is the theme Energy, while, Circular Movement and Amount of Movement are themes not yet explored. In the analyzed papers, the methodologies Instruction by Colleagues and Teaching by Research were the most applied in the Mechanics classes. | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia teve como temática a prospecção bibliométrica sobre o material produzido em artigos, teses e dissertações que utilizam as metodologias ativas de aprendizagem para o ensino da Mecânica na Física nos diferentes níveis educacionais. Buscou-se trabalhos em dois bancos de dados: Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Para tanto, no referencial teórico apresentou-se alguns trabalhos de autores que aplicaram as Metodologias Ativas para ensinar Mecânica, demonstrando ganhos no desempenho dos alunos em relação a métodos tradicionais. Encontrou-se também, através da consulta de autores que escrevem sobre o panorama da educação brasileira e em documentos e leis que regem o ensino em nosso país a necessidade de metodologias de ensino diversificas das tradicionais, dentre elas as metodologias ativas. A pesquisa mostrou que ainda é pequeno o grupo de pessoas que publicam trabalhos sobre o tema em questão. Foram encontradas apenas doze obras. Vale ressaltar ainda que as primeiras publicações datam de 2015, ou seja, além de pequena, essa é uma área ainda nova. Dessa forma verificou-se o grande potencial para que novos pesquisadores estudem mais a fundo os benefícios (ou não) dessas metodologias de ensino. Ainda pode-s-e concluir que Leis de Newton é o tema mais abordado e na sequência tem-se o tema Energia, enquanto que, Movimento Circular e Quantidade de Movimento são temas ainda não explorados. Nos trabalhos analisados as metodologias Instrução pelos Colegas e Ensino por Investigação foram os mais aplicados nas aulas de Mecânica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Metodologias ativas no ensino da mecânica nas aulas de física: uma contribuição bibliométrica | - |
Título: dc.title | Active methodologies in the teaching of mechanics in physics classes: a bibliometric contribution | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: