Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Fabio Cezar | - |
Autor(es): dc.contributor | Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Moretti, Andressa Algayer da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:44:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:44:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12349 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659558 | - |
Descrição: dc.description | The educational perspective of Science Technology Society and Environment (STS) provides the study of scientific concepts from real situations, which motivated this research whose fulcrum is to study the phenomena related to chemical science, to the aspects Technological, social and environmental, which contributes to the deconstruction of an image of "science" distant from the daily lives of the students. In this context, a didactic sequence was elaborated in the STS molds with the theme "which chemistry do you breathe?" organized in a didactic-pedagogical dynamic, known as the three pedagogical moments of Delizoicov e Angotti (1982) - initial problematization, organization of Knowledge and application of knowledge, and applied in a class of the 2nd year of High school, in a state college in the city of Londrina. In the first moment, the students previous knowledge about Thermochemistry was analyzed by applying a questionnaire and the problematization began with a comic strip adapted by the teacher, leading them to the theme of atmospheric pollution. In the second moment, the scientific contents intrinsic to thermochemistry were studied through theory, texts, exercise resolution and experimental activity. At the third moment the final questionnaire was applied, the same as the initial one, as a way to validate the knowledge obtained by the students conveed by this methodology in the STS perspective and they were asked to write a story in order to challenge them to relate the concepts studied in class. The didactic proposal was promising for the teaching of thermochemistry in the STS perspective, since, through the analysis of quantitative and qualitative data, it was found that the students were able to relate concepts of chemistry worked to the effects Air pollution and health, besides instigating them to the decision making from the realized activities. Most notably, the affinity between the STS assumptions and the scientific literacy based on the indicators listed by Sasseron and Carvalho (2008; 2010) was noted. It can be inferred that from the assumptions of STS there was an exquisite perception regarding the environmental awareness, by the students, by perceiving the effects on the environment and health culminating in mitigating measures to prevent or reduce air pollution. In view of the results obtained, it is recommended to use the proposal in order to improve the learning in chemistry. | - |
Descrição: dc.description | A perspectiva educacional de Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA) proporciona o estudo dos conceitos científicos a partir de situações reais, o que motivou esta pesquisa cujo fulcro é estudar os fenômenos relacionados à ciência Química, aos aspectos tecnológicos, sociais e ambientais, o que colabora para a desconstrução de uma imagem de “Ciência” distante do cotidiano dos alunos. Neste contexto, foi elaborada uma sequência didática nos moldes CTSA com a temática “Qual a Química que você respira?” organizada em uma dinâmica didático-pedagógica, conhecida como os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1982) - problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, e aplicada em uma turma do 2o ano do Ensino Médio, em um Colégio Estadual do município de Londrina. No primeiro momento analisou-se os conhecimentos prévios dos alunos sobre termoquímica mediante aplicação de questionário e iniciou-se a problematização a partir de uma charge adaptada pelo professor, conduzindo-os para a temática de poluição atmosférica. No segundo momento, os conteúdos científicos intrínsecos à Termoquímica foram estudados mediante teoria, textos, resolução de exercícios e atividade experimental. No terceiro momento foi aplicado o questionário final, o mesmo do inicial, como forma de verificar os conhecimentos obtidos pelos alunos veiculado por essa metodologia na perspectiva CTSA e foi pedido a eles que escrevessem uma história no sentido de desafiá-los a relacionar os conceitos estudados em aula. A proposta didática foi promissora para o ensino de termoquímica na perspectiva CTSA visto que, por meio das análises dos dados quantitativos e qualitativos, foi constatado que os estudantes foram capazes de relacionar conceitos da Química trabalhados aos efeitos da poluição atmosférica e na saúde, além de instiga-los à tomada de decisão a partir das atividades realizadas. Sobretudo foi notória a afinidade entre os pressupostos de CTSA e a alfabetização científica pautados pelos indicadores elencados por Sasseron e Carvalho (2008; 2010). A partir dos pressupostos de CTSA houve uma percepção primorosa no que se refere a conscientização ambiental, por parte dos alunos, ao perceberem os efeitos no meio ambiente e na saúde culminando na apresentação de algumas medidas mitigadoras para evitar ou diminuir a poluição atmosférica. Face aos resultados obtidos recomenda-se a utilização da proposta visando a melhoria da aprendizagem em química. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Termoquímica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ar - Poluição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thermochemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Air - Pollution | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Termoquímica e a poluição atmosférica: um estudo na perspectiva CTSA | - |
Título: dc.title | Thermochemistry and air pollution: a study in the STS perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: