Evasão nos cursos de licenciatura: o caso do curso de licenciatura em química da UTFPR-CM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDeimling, Natalia Neves Macedo-
Autor(es): dc.contributorConsolin, Marcilene Ferrari Barriquello-
Autor(es): dc.contributorCrespan, Estela dos Reis-
Autor(es): dc.contributorDeimling, Natalia Neves Macedo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Daniele Cristina da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:44:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:44:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6120-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659487-
Descrição: dc.descriptionEvasion is a phenomenon that encompasses all instances of education, but mainly affects Higher Education, since the abandonment of the course generates financial, social and academic waste. In this sense, it becomes necessary to deeply study this phenomenon, to understand it and move towards its overcoming. This study had the objective of discussing and evaluating the possible triggers of academic avoidance in teacher training courses, specifically in the Bachelor’s degree course in Chemistry from UTFPR, Campo Mourão câmpus. For this work, we chose the qualitative case study, having as data construction techniques the semi-open questionnaire and documentary analysis. The questionnaire, consisting of 52 questions, was made available virtually through the Google® forms tool, and sent to the electronic address that the studies informed when entry into the institution. The questionnaire was sent to 214 students who dropped out of the course between the first half of 2011 and the first half of 2016. Altogether, we obtained 59 participations (27%). With the answers, begins an analysis of the data. For an analysis, discussion and interpretation of the results, we used the method of categorization and triangulation of data. From the analysis of the data, we observed that several factors have triggered the academic avoidance, among them were the difficulties in the conditions of permanence – especially financial, since they are, for the most part, workers and students at same time –, the difficulty to reconcile the work with studies and the lack of a solid basic platform that support students to acquire higher-level knowledge. Among others aspects, we hope with this work, offer to those involved with the Bachelor's degree in Chemistry course of the UTFPR, Campo Mourão câmpus, some reflections and possibilities of actions that can be developed within this course to overcome the high dropout rate of students who enters in it.-
Descrição: dc.descriptionA evasão é um fenômeno que abrange todas as instâncias da educação, mas que afeta principalmente o Ensino Superior, visto que o abandono do curso gera desperdícios financeiros, sociais e acadêmicos. Nesse sentido, torna-se necessário estudar este fenômeno com profundidade, a fim de entendê-lo e caminhar para sua superação. Este estudo teve como objetivo discutir e analisar os possíveis fatores desencadeadores da evasão acadêmica nos cursos de formação de professores, especificamente no curso de Licenciatura em Química da UTFPR, câmpus Campo Mourão. Para a realização deste trabalho, optamos pelo estudo de caso qualitativo, tendo como técnicas de construção dos dados o questionário semiaberto e a analise documental. O questionário, composto por 52 questões, foi disponibilizado virtualmente por meio da ferramenta de formulários do Google®, e enviado ao endereço eletrônico que os alunos disponibilizaram no momento de seu ingresso na instituição. O questionário foi enviado a 214 estudantes que, entre o primeiro semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2016, desistiram do curso. Ao todo, obtivemos 59 participações (27%). De posse das respostas, iniciamos a análise dos dados. Para a análise, discussão e interpretação dos resultados, utilizamos o método de categorização e triangulação de dados. A partir da análise dos dados, podemos observar que vários fatores tem desencadeado a evasão acadêmica, dentre eles as dificuldades nas condições de permanência – especialmente financeiras, já que se tratam, em sua maioria, de estudantes trabalhadores -, a dificuldade em conciliar o trabalho com os estudos e a ausência de uma formação básica sólida que dê suporte aos estudantes para adquirirem os conhecimentos de nível superior. Entre outros aspectos, esperamos com este trabalho proporcionar àqueles que se encontram envolvidos com o curso de licenciatura em Química da UTFPR, câmpus Campo Mourão, algumas reflexões e possibilidades de ação que possam ser desenvolvidas no âmbito deste curso para a superação da alta evasão dos estudantes que nele ingressam.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Química-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectCollege dropouts-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEvasão nos cursos de licenciatura: o caso do curso de licenciatura em química da UTFPR-CM-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.