Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tortola, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcio Virginio da | - |
Autor(es): dc.contributor | Tortola, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcio Virginio da | - |
Autor(es): dc.contributor | Pin, Aline Keryn | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vanessa Largo | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Sthella Rayssa Biz dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:44:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:44:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659407 | - |
Descrição: dc.description | In this work we present an analysis on how to approach mathematical activities from an investigative perspective in classes of fifth and sixth grades of Elementary School, which are in a phase of school transition. This analysis was motivated by the objective of investigating how to move from the exercise paradigm, generally associated with traditional classroom expository practices, to landscapes of investigation, characterized by Skovsmose (2000). For the development of the research, three mathematical activities were elaborated making references to pure mathematics, to semi-reality and to reality. So that these activities can distance themselves from practices aligned with the exercise paradigm and constitute landscapes of investigation, we emphasize the importance of the teacher’s actions in the classroom, opting for strategies that allow him to use the questions as an invitation to exploration and investigation. | - |
Descrição: dc.description | Apresentamos neste trabalho uma análise sobre como abordar atividades matemáticas sob uma perspectiva investigativa em turmas de quintos e de sextos anos do Ensino Fundamental, que se encontram em uma fase de transição escolar. Essa análise foi motivada pelo objetivo de investigar como mover-se do paradigma do exercício, geralmente associado às tradicionais práticas expositivas de sala de aula, aos cenários para investigação, caracterizados por Skovsmose (2000). Para o desenvolvimento da pesquisa foram elaboradas três atividades matemáticas fazendo referências à matemática pura, à uma semirrealidade e à realidade. Para que essas atividades possam se distanciar de práticas alinhadas ao paradigma do exercício e constituir cenários para investigação, ressaltamos a importância das ações do professor em sala de aula, optando por estratégias que lhe permita usar os questionamentos como um convite à exploração e à investigação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Abordagem de problemas matemáticos em diferentes cenários para investigação | - |
Título: dc.title | Approach to mathematical problems in different landscapes of investigation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: