Abordagem de problemas matemáticos em diferentes cenários para investigação

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Autor(es): dc.contributorTortola, Emerson-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcio Virginio da-
Autor(es): dc.contributorTortola, Emerson-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcio Virginio da-
Autor(es): dc.contributorPin, Aline Keryn-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Vanessa Largo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Sthella Rayssa Biz dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:44:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:44:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25953-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659407-
Descrição: dc.descriptionIn this work we present an analysis on how to approach mathematical activities from an investigative perspective in classes of fifth and sixth grades of Elementary School, which are in a phase of school transition. This analysis was motivated by the objective of investigating how to move from the exercise paradigm, generally associated with traditional classroom expository practices, to landscapes of investigation, characterized by Skovsmose (2000). For the development of the research, three mathematical activities were elaborated making references to pure mathematics, to semi-reality and to reality. So that these activities can distance themselves from practices aligned with the exercise paradigm and constitute landscapes of investigation, we emphasize the importance of the teacher’s actions in the classroom, opting for strategies that allow him to use the questions as an invitation to exploration and investigation.-
Descrição: dc.descriptionApresentamos neste trabalho uma análise sobre como abordar atividades matemáticas sob uma perspectiva investigativa em turmas de quintos e de sextos anos do Ensino Fundamental, que se encontram em uma fase de transição escolar. Essa análise foi motivada pelo objetivo de investigar como mover-se do paradigma do exercício, geralmente associado às tradicionais práticas expositivas de sala de aula, aos cenários para investigação, caracterizados por Skovsmose (2000). Para o desenvolvimento da pesquisa foram elaboradas três atividades matemáticas fazendo referências à matemática pura, à uma semirrealidade e à realidade. Para que essas atividades possam se distanciar de práticas alinhadas ao paradigma do exercício e constituir cenários para investigação, ressaltamos a importância das ações do professor em sala de aula, optando por estratégias que lhe permita usar os questionamentos como um convite à exploração e à investigação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleAbordagem de problemas matemáticos em diferentes cenários para investigação-
Título: dc.titleApproach to mathematical problems in different landscapes of investigation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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