Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.creator | Kener, Vera Lucia Pedebos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:44:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:44:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20521 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659402 | - |
Descrição: dc.description | A utilização de jogos no processo ensino-aprendizagem há até pouco tempo não era muito bem aceita pelos educadores. O ato de brincar era visto apenas como passa tempo e diversão, reservados ao momento do recreio ou das aulas de Educação Física. Atualmente, esses conceitos estão mudando. Os professores entendem que o jogo propicia o desenvolvimento integral da criança. A palavra lúdica significa jogo, brincadeira e brinquedo, o que nos remete a aprendizagem através do divertimento. As atividades lúdicas oportunizam a aprendizagem do indivíduo, seu conhecimento e sua compreensão do mundo. A alfabetização é a aprendizagem efetiva da escrita e da leitura, não é apenas uma decodificação de códigos. É saber as diversidades e as funções que a língua possui, sabendo interpretar e compreender os textos produzidos de diversas maneiras. Os métodos tradicionais de alfabetização priorizam apenas a decodificação dos símbolos e códigos alfabéticos, esquecendo das funções que a linguagem possui. A alfabetização tradicional ensina a ler e escrever de forma dissociada, isto é, primeiros e aprende a ler e depois a escrever, tornando-se assim o ato de alfabetizar mecânico e cansativo, sem significado. Porém, os métodos de alfabetização estão em constantes transformações. Atualmente, pode-se perceber que os professores estão se atualizando e utilizando métodos inovadores. A utilização de jogos vem sendo um auxílio nesta fase, sendo que os jogos são de fundamental importância para o desenvolvimento da criança. Alfabetizar utilizando-se de atividades lúdicas quando cabíveis, torna o processo muito mais prazeroso, a aprendizagem se efetiva de maneira agradável e divertida. A criança quando brinca aprende uma gama de novos conhecimentos. Algumas vezes elas não percebem o quanto aprendem, por isso faz-se necessário a intervenção e a mediação de um adulto para direcionar suas brincadeiras. Porém, essa mediação deve ocorrer de maneira cuidadosa, sem interferir diretamente no desenvolvimento das crianças e, além do mais, é preciso respeitar as fases pela qual cada indivíduo passa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A importância das atividades lúdicas na alfabetização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: