A inteligência emocional no processo de ensino-aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSousa, Jennifer Caroline de-
Autor(es): dc.creatorSartor, Gisela Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:44:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:44:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25858-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659374-
Descrição: dc.descriptionThe theme of this work is emotional intelligence, its historical context, and its association in the teaching­learning process. This is an exploratory, qualitative research, whose methodological procedure of bibliographic review sought to analyze the influence of the theory of emotional intelligence on the perception of the teaching and learning process. Emotional intelligence can be understood as a cross between interrelated emotional and social competencies, skills and facilities that determine how effectively we understand and express ourselves, understand others, relate to them, and deal with daily demands. The results indicate that emotional intelligence correlates strongly with academic performance, regardless of the measurement instrument used. The main variables of emotional intelligence associated with academic performance were: intrapersonal, interpersonal, adaptability and stress management, in addition to motivation.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a inteligência emocional, sua contextualização histórica, e sua associação no processo de ensino-­aprendizagem. Trata­-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, cujo procedimento metodológico de revisão bibliográfica buscou analisar a influência da teoria da inteligência emocional na percepção do processo de ensino­-aprendizagem. A inteligência emocional pode ser compreendida como um cruzamento de competências emocionais e sociais inter-relacionadas, habilidades e facilidades que determinam o quão efetivamente nos entendemos e nos expressamos, entendemos os outros, nos relacionamos com eles, e lidamos com as demandas diárias. Os resultados encontrados indicam que a inteligência emocional se correlaciona fortemente com o desempenho acadêmico, independente do instrumento de mensuração utilizado. As principais variáveis da inteligência emocional associadas ao desempenho acadêmico foram: intrapessoal, interpessoal, adaptabilidade e gerenciamento de estresse, além da motivação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência emocional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades pessoais-
Palavras-chave: dc.subjectEmotional intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectSoft skills-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleA inteligência emocional no processo de ensino-aprendizagem-
Título: dc.titleEmotional intelligence in the teaching-learning process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.