Hortas na escola como ferramenta de ensino na educação ambiental: uma análise bibliométrica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHaas, Jucelaine-
Autor(es): dc.contributorHaas, Jucelaine-
Autor(es): dc.contributorTurmena, Leandro-
Autor(es): dc.contributorEstevan, Daniela Aparecida-
Autor(es): dc.creatorLeite, Adriana Lopes Curado Correia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:44:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:44:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25225-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659331-
Descrição: dc.descriptionThis research analysed if the practice of garden cultivation in schools promotes Environmental Education in Basic school, through bibliometric studies. We chose the Google Scholar platform as a research source, selecting documents published between 2009 and 2019, with the following expressions: “school garden”, “environmental education” and “public school”, 762 articles were selected. The bibliometric study allowed to verify a linear growth over the period with greater incidence of publications referring to the use of the school garden in the final years of elementary school in municipal schools. The bibliometric study allowed us to state that the school garden is an indicator of the practice of Environmental Education, since 41% of the publications are in this area, in addition to that publications that report a practice, 93% report a positive experience.-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa analisou se a prática de cultivo de hortas nas escolas promove a Educação Ambiental na Educação Básica, através de estudos bibliométricos. Elegemos como fonte de pesquisa a plataforma Google Acadêmico, selecionando documentos publicados entre os anos de 2009 e 2019, com as seguintes expressões: “horta escolar”, “educação ambiental” e “escola pública”, sendo selecionados 762 artigos. O estudo bibliométrico permitiu verificar um crescimento linear ao longo do período, com maior incidência de publicações referentes ao uso da horta escolar nos anos finais do ensino fundamental em escolas municipais. O estudo bibliométrico permitiu afirmar que a horta escolar é um indicador de prática da Educação Ambiental, pois 41% das publicações são dessa área, além de indicar que das publicações que relatam uma prática, 93% relatam uma experiência positiva.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectBibliometria-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectBibliometrics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleHortas na escola como ferramenta de ensino na educação ambiental: uma análise bibliométrica-
Título: dc.titleSchool gardens as a teaching tool in environmental education: a bibliometric analysis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.