A linguagem virtual no âmbito escolar: apropriar-se ou não desta ferramenta?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFagundes, Edson Domingos-
Autor(es): dc.contributorFagundes, Edson Domingos-
Autor(es): dc.contributorMuniz, Maria Ieda Almeida-
Autor(es): dc.contributorMandaji, Carolina Fernandes da Silva-
Autor(es): dc.creatorBaptista, Sandra Regina Escorcio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:44:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:44:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18832-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659325-
Descrição: dc.descriptionA linguagem virtual, ou internetês, como cientificamente é denominada, está a cada dia mais vinculada a vida dos jovens e adolescentes. As instituições educacionais e os professores possuem opiniões divergentes com relação a sua inserção ou não ao âmbito escolar. Estudos evidenciam que a linguagem padrão em contexto escolar é muito pouco influenciada pela linguagem virtual, demonstrando que os indivíduos que fazem parte deste processo de letramento sabem exatamente quando, como, com quem e em que contexto utilizá-las. Buscando angariar dados contundentes através de pesquisa bibliográfica dos mais renomados autores, este artigo tem por objetivo propiciar uma reflexão sobre a importância da inserção da linguagem virtual às aulas de Língua Portuguesa, relacionando a linguagem “teclada” em âmbito digital a um novo gênero textual bem mais permissivo e flexível do que a linguagem padrão da Língua Portuguesa. Uma vez que a formação do educando deve ser integral e contemplar as mais diversas esferas sociolinguísticas, ampliando seu universo cognitivo, através das bibliografias de referência, chega-se a conclusão de que a linguagem digital deve ser contemplada e inserida no âmbito escolar como variante linguística atual e que seu estudo seja difundido amplamente, objetivando o letramento digital do indivíduo que está em processo de formação e que utiliza o contexto virtual até mesmo como subsídio interacional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e internet-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSociolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and the Internet-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSociolinguistics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA-
Título: dc.titleA linguagem virtual no âmbito escolar: apropriar-se ou não desta ferramenta?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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