Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabreira, Regina Helena Urias-
Autor(es): dc.contributorCabreira, Regina Helena Urias-
Autor(es): dc.contributorWerner, Maristela Pugsley-
Autor(es): dc.contributorCabreira, Regina Helena Urias-
Autor(es): dc.creatorSilva, Elaine Andrade da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18996-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659286-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study is to evaluate the use of fairy tales as a facilitating element for learning a modern foreign language. Firstly, the subject of reading will be contextualized in the classroom, in order to demonstrate the different interpretations that may arise regarding it. Following this brief analysis of reading in the context of teaching and learning, in particular language teaching, a literature review regarding fairy tales and their use in language classes was carried out for the purpose of studying theories and research projects that bring up this issue. Therefore, the present study aims to analyze, in light of the theoretical foundation presented here, the academic discussions concerning the use of this literary genre as a language teaching resource. In this way, the intention of this investigation is to show the complexity of integrating fairy tales as a teaching strategy, keeping in mind that there are significant discrepancies and obstacles for its use within the academic environment. Finally, it is also important to point out that this study does not account for all potential discussions that may arise. Rather, this study will hopefully become a tool that will stimulate further discussion on this topic.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do presente trabalho é a análise da questão do uso dos contos de fadas como elemento facilitador do aprendizado de uma língua estrangeira moderna. Primeiramente, contextualiza-se a questão da leitura em sala de aula, buscando demonstrar as diferentes interpretações que podem ser adotadas para este termo. Após esta breve análise sobre a leitura dentro do contexto do ensino, especialmente o ensino de línguas estrangeiras, faz-se uma pesquisa e revisão bibliográfica referente aos contos de fadas e o uso destes nas aulas de línguas estrangeiras, objetivando-se o estudo das teorias e projetos de estudos que tragam à tona esta questão. O presente estudo, portanto, tem como intuito analisar, à luz da bibliografia que o fundamenta, as discussões acadêmicas acerca do uso deste gênero literário como instrumento didático para o aprendizado de um idioma. Pretende-se mostrar, dessa maneira, a complexidade de se adotar a leitura dos contos de fadas como elemento pedagógico, tendo em vista que há grandes divergências e obstáculos para seu uso dentro do âmbito acadêmico. Por fim, ressalte-se que tal estudo não esgota as discussões que podem surgir. Espera-se que ele seja um instrumento para que tais debates possam se tornar cada vez mais aprofundados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores-
Palavras-chave: dc.subjectContos de fadas-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectReader-
Palavras-chave: dc.subjectFairy tales-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
Título: dc.titleOs contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas-
Título: dc.titleFairy tales as facilitators for teaching a modern foreign language-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.