Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Michelle Regina Alves dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:43:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:43:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8878 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659271 | - |
Descrição: dc.description | This study is inserted in the Applied Linguistics area, specifically within the Computer Assisted Language Learning (CALL) field and it aims to describe and analyze the process of digital literacy in an undergraduate degree course in Languages. This is a descriptive study with a quantitative survey that makes use of a questionnaire as an instrument for data collection. The instrument for data collection is a questionnaire that was applied to students in the 7th semester of the Languages Course of UTFPR. Based on studies by Lankshear and Knobel (2005) and Warschauer and Meskill (2000), we found that these students are, in a way, prepared to use technology in the classroom, but the course itself is not responsible for this literacy. Thus, the subjects related to technology use are not being effective, which means that they must be rethought. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo está inserido na área de Linguística Aplicada, mais especificamente dentro do campo Computer Assisted Language Learning (CALL) e tem por objetivo descrever e analisar o processo de letramento digital em um curso de licenciatura em Letras. Este é um estudo descritivo do tipo levantamento quantitativo que faz uso de um questionário como instrumento de coleta de dados. O instrumento de coleta de dados é um questionário que foi aplicado em alunos do 7o semestre do Curso de Letras da UTFPR. Com base nos estudos de Lankshear e Knobel (2005) e Warschauer e Meskill (2000), foi possível verificar que estes alunos são, de certa forma, preparados para utilizar a tecnologia na sala de aula, mas o curso em si não é o responsável para este letramento. Assim, as disciplinas relacionadas com o uso da tecnologia não estão sendo profícuas, o que significa que elas devem ser repensadas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Efeito de inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Applied linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Effect of technological innovations on | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher - Effect of technological innovations on | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Letras | - |
Título: dc.title | Letramentos digitais na formação de licenciandos em Letras da UTFPR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: