Comparativo do consumo de combustível e emissões de poluentes conforme o grau de eletrificação do veículo

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Autor(es): dc.contributorCorrêa, Fernanda Cristina-
Autor(es): dc.contributorBaroncini, Virgínia Helena Varotto-
Autor(es): dc.contributorSilva, Edison Luiz Salgado da-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Fernanda Cristina-
Autor(es): dc.creatorCheminneto, Carlos Sergio-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Julio Cesar Bortolini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26048-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659241-
Descrição: dc.descriptionIn the face of factors such as global warming, increased pollution, the need formobility, among others, governments together with society promote regulations and programs to reduce society’s impactson the environment. Among the measures adopted,mention can be made of the efforts made by scientists in research to develop energy stores with higher energy density and Higher power density, seeking a less impactful solution to the environment. In this work, the objective is to evaluate the impacts that can be obtained in the Improvement of energy efficiency and reduction of green house gas emissions, making a comparison between MCI vehicle, electric balance vehicles (VEH) and electric vehicles (VE). Forthiswork, the ADVISOR software was used as a tool to assist in the calculations. The simulation were carried out by submitting each vehicles structure to the NBR6601 urban driving cycle, considering that each architecture is capable of meeting the design parameters. There sults demonstrated a greater energy efficiency for the EV, inaddition to the factthatit does not have pollutant emissions, which makes this model ideal for use. However, the technology embedded in this vehicles category makes it excessively expensive, making the VEH a less costly project, but combining better efficiency and lower emission of pollutants, when compared to MCI. Withthis, it is possible to meet the new standards related to pollutant emissions and obtain better efficiency, which is one more step toward select rifying the vehicles fleet.-
Descrição: dc.descriptionDiante de fatores como aquecimento global, aumento da poluição, necessidade de locomoção, entre outros, os governos em conjunto com a sociedade promovem regulamentações e programas para reduzir os impactos da sociedade sobre o meio ambiente. Dentre as medidas adotadas, podem ser citados os esforços realizados pelos cientistas em pesquisas para desenvolver armazenadores de energia com maior densidade de energia e maior densidade de potência, buscando uma solução menos impactante ao meio ambiente. Neste trabalho, o objetivo é avaliar os impactos que podem ser obtidos na melhoria de eficiência energética e redução de emissão de gases do efeito estufa, realizando um comparativo entre veículo MCI, veículo elétrico-híbrio (VEH) e veículo elétrico (VE). Para este trabalho foi utilizado como ferramenta para auxiliar nos cálculos o software ADVISOR. As simulações foram realizadas submetendo cada estrutura veicular a o ciclo de condução urbano NBR6601, tendo em vista que cada arquitetura é capaz de cumprir os parâmetros de projeto. Os resultados demonstraram uma maior eficiência energética para o VE, além do fato de o mesmo não possuir emissões de poluentes, o que torna este modelo ideal para uso. Contudo a tecnologia embarcada nesta categoria de veículo torna o mesmo excessivamente caro, fazendo com que o VEH seja um projeto com menor custo, porém aliando uma melhor eficiência e menor emissão de poluentes, quando comparado ao MCI. Com isso, é possível atender as novas normas relacionadas a emissões de poluentes e obter uma melhor eficiência, sendo este um passo a mais para a eletrificação da frota de veículos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia Eletrônica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia - Consumo-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectPoluentes-
Palavras-chave: dc.subjectElectric vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy consumption-
Palavras-chave: dc.subjectComputer simulation-
Palavras-chave: dc.subjectPollutants-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleComparativo do consumo de combustível e emissões de poluentes conforme o grau de eletrificação do veículo-
Título: dc.titleComparison of fuel consumption and pollutant emissions according to the vehicle’s electrification degree-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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