Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ghisi, Nédia de Castilhos | - |
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.contributor | Perseguini, Juliana Morini Küpper Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Ghisi, Nédia de Castilhos | - |
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Fernanda Lucia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:43:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:43:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11034 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659226 | - |
Descrição: dc.description | The teaching-learning process requires interest and motivation of the students. However, unquestionably, teachers find themselves in classrooms with unmotivated students, showing a lack of interest in theoretical classes that are often tiring. An alternative to making teaching more dynamic and attractive is the didactic models and practical classes, which help in transforming abstract knowledge into meaningful learning. These activities complement the theoretical content, which allows a greater interaction between knowledge-teacher-student, contributing in the teaching-learning process. The contents of Genetics need the aid of didactic models and practical classes, as they work with very complex and abstract concepts. However, there is the difficulty of finding materials about these contents and the few elaborated ones are dispersed in several websites and books. In this sense, the present work had as objective the development of an apostille containing practical classes and didactic models, that can help teachers and students of the High School and Higher Education regarding the concepts of Genetics. The contents were selected based on books, magazines and electronic articles. Through bibliographic research were selected and adapted the didactic models in order to help in learning the chosen contents. All the materials were made, assembled and photographed to better illustrate the work. For the preparation, materials of easy access and low cost were used. The elaborate materials were titled: A-Constructing the Three-Dimensional Structure of the DNA Molecule, B- Practical Class: Banana DNA Extraction, C-Didactic Model: Knowing RNA, D-Constructing the Model Meiosis with wool yarn; F- Practical class: Onion mitosis, G- Practical session with Drosophila melanogaster (Working on Mendel's 1st and 2nd Law), H-Numerical Chromosome Aberrations, Discovering Karyotype, I- Structural Chromosomal Aberrations: Working with EVA, J- Practice Class Blood typing, K- Sex-Linked Inheritance: Using the biological model of Drosophila melanogaster. | - |
Descrição: dc.description | O processo de ensino-aprendizagem requer interesse e motivação dos alunos. Porém, indiscutivelmente os professores deparam-se nas salas de aula com alunos desmotivados, demonstrando falta de interesse frente às aulas teóricas muitas vezes cansativas. Uma alternativa para tornar o ensino mais dinâmico e atrativo são os modelos didáticos e as aulas práticas, que auxiliam na transformação do conhecimento abstrato em aprendizagem significativa. Estas atividades complementam o conteúdo teórico, o que permite uma maior interação entre conhecimento-professor-aluno, contribuindo no processo ensinoaprendizagem. Os conteúdos de Genética necessitam do auxilio de modelos didáticos e aulas práticas, pois trabalham com conceitos muito complexos e abstratos. Porém, há a dificuldade de encontrar materiais sobre esses conteúdos e os poucos elaborados estão dispersos em vários sites e livros. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma apostila contendo aulas práticas e modelos didáticos, que possam auxiliar professores e alunos do Ensino Médio e Ensino Superior quanto aos conceitos de Genética. Os conteúdos foram selecionados com base em livros, revistas e artigos eletrônicos. Através de pesquisa bibliográfica foram selecionados e adaptados os modelos didáticos a fim de auxiliar na aprendizagem dos conteúdos escolhidos. Todos os materiais foram confeccionados, montados e fotografados para melhor ilustrar o trabalho. Para a confecção utilizaram-se materiais de fácil acesso e baixo custo. Os materiais elaborados foram intitulados: A-Construindo a estrutura tridimensional da molécula de DNA, B- Aula prática: Extração do DNA da banana, C-Modelo Didático: Conhecendo o RNA, D-Construindo o Modelo Mitose no isopor, E- Mitose e Meiose com fios de lã; F- Aula prática: Mitose da cebola, G- Aula prática com Drosophila melanogaster (Trabalhando a 1º e 2º Lei de Mendel), H-Aberrações Cromossômicas Numéricas Descobrindo Cariótipo, I- Aberrações Cromossômicas Estruturais: Trabalhando com EVA, J- Aula Prática de Tipagem Sanguínea, K- Herança Ligada ao Sexo: Utilizando como modelo biológico a Drosophila melanogaster. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Práticas em genética: elaboração de um material didático | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: