Laboratórios de ciências nas escolas públicas de Araras - SP: dificuldades e desafios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorGiona, Renata Mello-
Autor(es): dc.contributorMeira, Ana Caroline Reis-
Autor(es): dc.creatorMasetto, Mariana Nadjara Klein-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659211-
Descrição: dc.descriptionIn the classes of disciplines related to Science, practical activities are essential to facilitate teaching learning, with the student being the protagonist in the experience of the contents acquired in the theoretical classes taught within the classroom. Within this perspective, the objective of this research was to evaluate the difficulties and challenges of science teaching laboratories in public schools, in the city of Araras, state of São Paulo. Schools were assessed by applying an open questionnaire. Among the28 schools evaluated, only 8 (28% of the total) have a Science laboratory, and it was found that, in the majority, the laboratories have adequate materials and equipment and the frequency of use is weekly. Nevertheless, 20 public schools (72%) do not have a laboratory, due to the lack of resources and physical space in the building; in some of these schools, teachers apply practical activities in the courtyard or in the classroom itself, and in others, there is no offer of such activities to students due to the lack of appropriate space. With this study, it is expected to bring to the didactic laboratories a new, more attentive look, so that they notice its importance in teaching learning and how its absence can negatively affect the student's pedagogical development.-
Descrição: dc.descriptionNas aulas das disciplinas relacionadas à Ciências, as atividades práticas são fundamentais para facilitar o ensino-aprendizagem, sendo o aluno o protagonista na vivência dos conteúdos adquiridos nas aulas teóricas ministradas dentro da sala de aula. Dentro desta perspectiva, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar as dificuldades e os desafios dos laboratórios didáticos de Ciências das escolas públicas, tanto da Rede Estadual como da Rede Municipal, da cidade de Araras, interior de São Paulo. Para tal, foram avaliadas, por meio da aplicação de um questionário aberto, escolas públicas, que atendem Ensino Fundamental Ciclo I e Ciclo II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Das 28 escolas avaliadas, apenas 8 (28% do total) possuem laboratório de Ciências em suas instalações, e foi constatado que, em sua maioria, os laboratórios possuem materiais e equipamentos adequados e a frequência de uso é semanal. Não obstante, 20 escolas públicas (72%) não possuem laboratório, devido à falta de recursos e de espaço físico do prédio; em algumas dessas escolas os professores aplicam atividades práticas no pátio ou na própria da sala de aula e, em outras, não há oferta de tais atividades aos alunos devido à inexistência de espaço apropriado. Com este estudo, espera-se trazer para os laboratórios didáticos um novo olhar mais atencioso, para que notem sua importância no ensino-aprendizagem e como sua inexistência pode afetar negativamente o desenvolvimento pedagógico do aluno.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleLaboratórios de ciências nas escolas públicas de Araras - SP: dificuldades e desafios-
Título: dc.titleScience laboratories in public schools in Araras - SP: difficulties and challenges-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.