Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Giona, Renata Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Meira, Ana Caroline Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Masetto, Mariana Nadjara Klein | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:43:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:43:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25840 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659211 | - |
Descrição: dc.description | In the classes of disciplines related to Science, practical activities are essential to facilitate teaching learning, with the student being the protagonist in the experience of the contents acquired in the theoretical classes taught within the classroom. Within this perspective, the objective of this research was to evaluate the difficulties and challenges of science teaching laboratories in public schools, in the city of Araras, state of São Paulo. Schools were assessed by applying an open questionnaire. Among the28 schools evaluated, only 8 (28% of the total) have a Science laboratory, and it was found that, in the majority, the laboratories have adequate materials and equipment and the frequency of use is weekly. Nevertheless, 20 public schools (72%) do not have a laboratory, due to the lack of resources and physical space in the building; in some of these schools, teachers apply practical activities in the courtyard or in the classroom itself, and in others, there is no offer of such activities to students due to the lack of appropriate space. With this study, it is expected to bring to the didactic laboratories a new, more attentive look, so that they notice its importance in teaching learning and how its absence can negatively affect the student's pedagogical development. | - |
Descrição: dc.description | Nas aulas das disciplinas relacionadas à Ciências, as atividades práticas são fundamentais para facilitar o ensino-aprendizagem, sendo o aluno o protagonista na vivência dos conteúdos adquiridos nas aulas teóricas ministradas dentro da sala de aula. Dentro desta perspectiva, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar as dificuldades e os desafios dos laboratórios didáticos de Ciências das escolas públicas, tanto da Rede Estadual como da Rede Municipal, da cidade de Araras, interior de São Paulo. Para tal, foram avaliadas, por meio da aplicação de um questionário aberto, escolas públicas, que atendem Ensino Fundamental Ciclo I e Ciclo II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Das 28 escolas avaliadas, apenas 8 (28% do total) possuem laboratório de Ciências em suas instalações, e foi constatado que, em sua maioria, os laboratórios possuem materiais e equipamentos adequados e a frequência de uso é semanal. Não obstante, 20 escolas públicas (72%) não possuem laboratório, devido à falta de recursos e de espaço físico do prédio; em algumas dessas escolas os professores aplicam atividades práticas no pátio ou na própria da sala de aula e, em outras, não há oferta de tais atividades aos alunos devido à inexistência de espaço apropriado. Com este estudo, espera-se trazer para os laboratórios didáticos um novo olhar mais atencioso, para que notem sua importância no ensino-aprendizagem e como sua inexistência pode afetar negativamente o desenvolvimento pedagógico do aluno. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Laboratórios de ciências nas escolas públicas de Araras - SP: dificuldades e desafios | - |
Título: dc.title | Science laboratories in public schools in Araras - SP: difficulties and challenges | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: