Estudo comparativo de misturas asfálticas produzidas com diferentes fíleres

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Autor(es): dc.contributorTabalipa, Ney Lyzandro-
Autor(es): dc.contributorTabalipa, Ney Lyzandro-
Autor(es): dc.contributorBisconsini, Danilo Rinaldi-
Autor(es): dc.contributorTrombetta, Jairo-
Autor(es): dc.creatorMisturini, Natália-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14570-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659200-
Descrição: dc.descriptionRoads are still the main means of transport in Brazil, recent studies say that the paved road network in the country is very small, the country's need makes this data gradually changing, requiring a greater efficiency in transportation infrastructure, mainly roads with a higher level of quality. Brazilian pavements are almost entirely, flexible or asphaltic, the purpose of which is to promote traffic safety and withstand the effects of the climate and the flow of vehicles. Therefore, the structure of the floor is essential and must be composed of layers that distribute and support the loads that are submitted. A pavement is constructed from asphalt mixtures that are composed of aggregates and binders, dosed in order to meet certain parameters. The asphalt mixture is influenced by the materials, the preparation process and the properties that make it up. This research aims to contribute to the understanding of the effects that the filer aggregate present in the asphalt mixture, has on an asphalt mixture. To achieve the goal, the proposed research study dosages of two mix designs, one with a powder-stone fillers and one with Portland cement filler. Firstly, the characterization of crushed aggregates and conventional asphalt binder CAP 50/70 was performed, following the procedures and requirements established by the National Department of Infrastructure and Transport (DNIT). The second part of the study was the realization of dosages by the Marshall method. At the end of the study, with the two optimum dosages for each mixture, results were obtained that demonstrated that for this study it would be more feasible to dose mixtures with powdered stone, and more economical, presented better results. It should also be taken into account that further laboratory and field trials and further studies should be carried out.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)-
Descrição: dc.descriptionAs rodovias são ainda o principal meio de transporte no Brasil, recentes estudos afirmam que a malha rodoviária pavimentada no país é muito pequena, a necessidade do país faz com que esse dado aos poucos vá mudando, obrigando uma maior eficiência na infraestrutura de transporte, principalmente dispor de rodovias com maior nível de qualidade. Os pavimentos brasileiros são em quase toda sua totalidade, flexíveis ou asfálticos, estes tem o objetivo de promover a segurança ao tráfego e suportar os efeitos do clima e do fluxo de veículos. Sendo assim a estrutura do pavimento é imprescindível e deve ser composta por camadas que distribuam e suportem as cargas as quais são submetidas. Um pavimento é construído a partir de misturas asfálticas que são compostas de agregados e ligantes, dosadas a fim de atender parâmetros determinados. A mistura asfáltica é influenciada pelos materiais, modo de preparo e propriedades que a compõem. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o entendimento dos efeitos que o filer, agregado presente na mistura asfáltica, tem sobre uma mistura asfáltica. Para alcançar o objetivo, a pesquisa propôs estudar dosagens de dois projetos de misturas, uma com fíler pó-de-pedra e outra com fíler de cimento Portland. Primeiramente foi realizada a caracterização dos agregados britados e ligante asfáltico convencional CAP 50/70, seguindo os procedimentos e requisitos normatizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). A segunda parte da pesquisa foi a realização das dosagens através do método Marshall. Ao fim do estudo, com as duas dosagens ótimas para cada mistura, foram obtidos resultados que demonstraram que para esse estudo seria mais viável dosar misturas com fíler pó-de-pedra, além de mais econômica, apresentaram melhores resultados. Deve-se ainda levar em conta, que outros ensaios laboratoriais e em campo, e estudos mais aprofundados devem ser realizados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAsfalto-
Palavras-chave: dc.subjectMisturas com emulsão asfáltica-
Palavras-chave: dc.subjectMisturas (Química)-
Palavras-chave: dc.subjectRevestimentos-
Palavras-chave: dc.subjectAsphalt-
Palavras-chave: dc.subjectAsphalt emulsion mixtures-
Palavras-chave: dc.subjectMixtures-
Palavras-chave: dc.subjectCoatings-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL-
Título: dc.titleEstudo comparativo de misturas asfálticas produzidas com diferentes fíleres-
Título: dc.titleComparative study of asphalt mixtures produced with different fillers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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