Robótica: ferramenta pedagógica no campo da computação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7693781941703733-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sani de Carvalho Rutz da-
Autor(es): dc.contributorMatos, Simone Nasser-
Autor(es): dc.contributorMartins, Antonio Cesar Germano-
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.creatorKloc, Antonio Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-18-
Data de envio: dc.date.issued4999-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3514-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659180-
Descrição: dc.descriptionThe Constructivist theory of learning, proposed by Seymour Papert considers important the contact with technological resources that enable students to solve problems through practical and real situations. Students use the concepts of curriculum subjects for the development of tasks, exploiting the knowledge gained in the classroom and applying it with complementary activities in the laboratory. This research reports the use of robotics as a tool to increase motivation, creativity and interdisciplinary thinking. To exercise these powers in this particular context, students experience the concepts learned from different disciplines, with the freedom to explore alternatives for each task. These activities are developed guiding the class to solve a series of possible actions, making the practices developed in the robotics lab represent important tools for student learning. The project is implemented in the course of subsequent technical informatics. One goal of this research is to define and document a series of activities and assignments, forming the backbone of a practical approach. Research has shown that the robotic use allows practical and interdisciplinary work, facilitating student learning.-
Descrição: dc.descriptionA Teoria Construcionista de aprendizagem, proposta por Seymour Papert considera importante o contato com recursos tecnológicos, que possibilitam aos alunos a solução de problemas por meio de situações práticas e reais. Os alunos utilizam conceitos de disciplinas curriculares para o desenvolvimento de tarefas, explorando o conhecimento adquirido em sala de aula e aplicando-o em atividades complementares em laboratório. Essa pesquisa relata o uso da robótica como ferramenta para aumentar a motivação, a criatividade e o pensamento interdisciplinar. Para exercer estas competências, neste contexto particular, os alunos vivenciam os conceitos adquiridos de diferentes disciplinas, com a liberdade para explorar soluções alternativas para cada tarefa. Essas atividades são desenvolvidas orientando a classe para solução de uma série de ações possíveis, fazendo com que as práticas desenvolvidas no laboratório de robótica representem ferramentas importantes para o aprendizado do aluno. O projeto é aplicado no curso técnico subsequente de Informática. Um dos objetivos da presente pesquisa é definir e documentar uma série de atividades e atribuições, formando a espinha dorsal de uma abordagem prática. A pesquisa mostrou que o uso da robótica permite o trabalho prático e interdisciplinar, facilitando o aprendizado dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica-
Palavras-chave: dc.subjectComputação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectRobotics-
Palavras-chave: dc.subjectComputer science-
Palavras-chave: dc.subjectComputer-assisted instruction-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleRobótica: ferramenta pedagógica no campo da computação-
Título: dc.titleRobotics: a pedagogical tool in the field of computing-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.