O uso da roda de conversa no ensino remoto de biologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFujii, Rosangela Araujo Xavier-
Autor(es): dc.contributorFujii, Rosangela Araujo Xavier-
Autor(es): dc.contributorSaucedo, Kellys Regina Rodio-
Autor(es): dc.contributorStaub, Tatiane-
Autor(es): dc.creatorSantos, Jaqueline Rodrigues dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659165-
Descrição: dc.descriptionThe National Common Curriculum Foundation (BNCC) establishes field of Nature Sciences and its Technologies, which integrates the disciplines of science and Biology, must commit to formation and global human development of students. In perspective, diversifying methodological strategies and didactic modalities is directed to contribute meeting the needs and interests students.Thus, work aims to investigate with teachers ininitial training, members of Pedagogical Residency Program Biology of UTFPR câmpus Santa Helena, the contributions of the Virtual Conversation Wheels to promote biology teaching. This research will characterized as descriptive research, done through a bibliographic survey (which will allow theoretical investigation on subject researched) and later by data collection, together with the research participants (graduates of the Biological Sciences course of Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Santa Helena campus participants in Pedagogical Residency Program) which will allow a practical investigation on subject researched. After considering the results, it can be concluded that the majority of residents found relevant participation in Conversation Wheels, and use in biology classes was fruitful and significant, andbrought the possibility of interaction future teachers with students, in exchange of experiences.-
Descrição: dc.descriptionA pandemia do Coronavírus (COVID 19), causada pelo vírus SARS-CoV 2, atingiu esfera global e impôs mudanças nas práticas docentes desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem escolar. Frente a esta realidade o presente estudo objetivou investigar junto a professores em formação inicial, integrantes do Programa Residência Pedagógica Biologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Santa Helena, os limites de possibilidades da rodas de conversas desenvolvidas no ambiente remoto. A pesquisa se caracterizou como qualitativa descritiva, feita por meio da Análise de Conteúdo dos dizeres de dezessete residentes em seus relatórios de participação nas rodas de conversas junto aos alunos da Educação Básica em aulas de Biologia. A análise dos dados permitiu a emergência de quatro categorias de análise denominadas: Vivência no ambiente escolar remoto, Relação entre teoria e prática docente, Reflexão sobre a prática docente desenvolvida e, Interesse e participação estudantil no ambiente remoto. De forma geral, o estudo revelou que os licenciandos aprovaram o desenvolvimento das rodas de conversa no sistema remoto tanto para sua formação docente, quanto para aprendizagem estudantil, todavia, ressaltaram a inexpressiva participação e interação dos alunos nas discussões no ambiente remoto de ensino e aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherSanta Helena-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleO uso da roda de conversa no ensino remoto de biologia-
Título: dc.titleUse conversation wheels in remote biology teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.