Análise da produção escrita como estratégia de avaliação diagnóstica no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otavio-
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otavio-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorFontanini, Maria Lúcia de Carvalho-
Autor(es): dc.creatorSilva, Dayani Quero da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7358-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659084-
Descrição: dc.descriptionThis work presents research that covers analysis of writing as a form of diagnostic evaluation of a students first year of high school in the city of Dammam. After studies on assessment and diagnostic evaluation, devised a diagnostic test consisting of five math discursive issues addressed some of the skills present in the descriptors of proof of Brazil 8th grade 9th grade of elementary school math discipline. Had to get through the diagnostic test an analysis of written work based on content that had been worked out in previous years. The methodological approach adopted is predominantly qualitative, subsidized by content analysis techniques. In addition, initially, were resolved the five questions that comprised the test, thus creating, topics to be considered in the Act of correction. And from then on, ratings were held through credits, written descriptions of each student and groupings of resolution of the common issue. To terminate the analysis was limited to note hit by student would, if considered on their school performance. As main outcomes, the resolutions are for the most part, the lag of some content (Pythagorean theorem; volume and capacity concepts; reason and proportion; three simple rule; and area measures equation of second degree) leading to reflection on how to act when faced with content to be worked from the prerequisites not dominated. It is hoped that this work, in addition to corroborate with close analysis of written investigations, can also contribute to teachers, who teach mathematics in basic education, including this evaluation method in their practice, since only the result brings few clues about learning of students and that the information obtained can assist in planning future interventions in order to explore, identify, adapt skills and learning of students.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho apresenta-se uma pesquisa que abrange análise da produção escrita como forma de avaliação diagnóstica de alunos de um primeiro ano de Ensino Médio da cidade de Cornélio Procópio. Após estudos sobre avaliação e avaliação diagnóstica, elaborou-se um teste diagnóstico composto por cinco questões discursivas de matemática que abordaram algumas das habilidades presentes nos descritores da Prova Brasil da 8º série/ 9º ano do Ensino Fundamental da disciplina de Matemática. Teve o intuito de buscar através do teste diagnóstico uma análise da produção escrita embasadas em conteúdos que já teriam sido trabalhados nos anos anteriores. A abordagem metodológica adotada é predominantemente qualitativa, subsidiada pelas técnicas da análise de conteúdo. Além disso, inicialmente, foram resolvidas as cinco questões que compunham o teste, criando assim, tópicos a serem considerados no ato da correção. E partir de então, foram realizadas classificações através de créditos, as descrições da produção escrita de cada aluno e agrupamentos de resolução da questão comum. Para findar a análise, foi relevada a nota atingida pelo aluno, caso fosse considerada no seu desempenho escolar. Como resultados principais, as resoluções apresentam em sua maioria, a defasagem de alguns conteúdos (teorema de Pitágoras; conceitos de volume e capacidade; razão e proporção; regra de três simples; medidas de área e equação do 2º grau) levando a reflexão sobre como agir perante conteúdo a serem trabalhados a partir dos pré-requisitos não dominados. Espera-se que este trabalho, além de corroborar com próximas investigações sobre análise da produção escrita, possa contribuir também para que professores que ensinam matemática na Educação Básica, incluam, esse método de avaliação nas suas práticas, uma vez que apenas o resultado apresentado traz poucos indícios sobre a aprendizagem desses alunos e que as informações obtidas possam auxiliar no planejamento de futuras intervenções, com o intuito de explorar, identificar, adaptar as competências e aprendizagem dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação escrita-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectWritten communication-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleAnálise da produção escrita como estratégia de avaliação diagnóstica no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.