Da escrita à reescrita: aplicação e análise de resultados a partir da proposta de correção e revisão textual-interativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorGomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Juliana Barreto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18959-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659082-
Descrição: dc.descriptionThe production of texts in the school environment demands a methodological approach aimed at the construction of writing skills and competences suitable for the genres that circulate socially. According to this, the research project aims to collaborate with the textual production process in the classroom, through reflection on the practice of textualinteractive correction and revision through a written proposal directed to the students of the 6th year of Primary Education. The research will be based on the theoretical conceptions of National Curricular Parameters (1998), on the National Curricular Common Base (2017), on the procedural approach of RUIZ (2010) and Wachowicz (2015) writing, and will aim to reflect theoretical and methodological conceptions that support the writing process in the school through orienting practices focusing on the production, correction and rewriting, understanding it as a necessary point for the writing of coherent texts, adequate to the situation of enunciation. The didactic proposal starts from the production of the textual genre fairy tales, applied to students of the 6th year of Elementary School. The results show that the combination of the Ruiz (2010) and Wachowicz (2015) theory on the correction and rewriting processes are effective and effectively contribute to the development of proficient students in written production practices.-
Descrição: dc.descriptionA produção de textos na conjuntura escolar demanda de um enfoque metodológico voltado à construção de habilidades e competências de escrita condizentes com os gêneros que circulam socialmente. Nesse sentido, o projeto de pesquisa visa colaborar com o processo de produção textual em sala de aula, por meio da reflexão sobre a prática de correção e revisão textual-interativa através de uma proposta de escrita direcionada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa será fundamentada nas concepções teóricas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), na Base Nacional Comum Curricular (2017), na abordagem processual da escrita de RUIZ (2010) e Wachowicz (2015), e terá o objetivo de refletir concepções teóricas e metodológicas que embasam o processo de escrita na escola através de práticas orientadoras focando a produção, correção e reescrita, compreendendo-a como um ponto necessário à escrita de textos coerentes, adequados à situação de enunciação. A proposta didática parte da produção do gênero textual conto maravilhoso, aplicada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que a combinação das teoria de Ruiz (2010) e Wachowicz (2015) acerca dos processos de correção e reescrita são eficaz e contribuem efetivamente para o desenvolvimento de estudantes proficientes nas práticas de produção escrita.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTextos-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação escrita-
Palavras-chave: dc.subjectTexts-
Palavras-chave: dc.subjectWriting - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectWritten communication-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleDa escrita à reescrita: aplicação e análise de resultados a partir da proposta de correção e revisão textual-interativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.