Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Christian Luiz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Christian Luiz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Niada, Aurea Cristina Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor | Tonon, Leonardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Ivone Terezinha de | - |
Autor(es): dc.creator | Selzler, Heloisa Sbrissia | - |
Autor(es): dc.creator | Bello, Natacha Loures | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:43:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:43:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7545 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659080 | - |
Descrição: dc.description | As Instituições Públicas de Ensino Superior têm uma função social, além de serem espaços de transformação e criação do conhecimento. Devem ser ambientes de inclusão, discussão da realidade, além de desempenhar seu papel para o desenvolvimento humano. Nos últimos anos, ações afirmativas possibilitaram o maior acesso de estudantes de escolas públicas às universidades como, por exemplo, a Lei nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas. Não obstante, ainda existem meios a serem explorados para aumentar a interação da universidade com as escolas públicas. Deste modo, este trabalho tem o objetivo de, por intermédio de uma consultoria, propor um projeto de extensão compreendendo um ciclo de cinema como ferramenta para aproximação destes dois níveis de ensino e, ademais, instigar o pensamento reflexivo, para a formação cidadã. Para a realização deste Trabalho, foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação e realizado um protocolo de pesquisa. Após o diagnóstico, colocou-se em prática a ação proposta e, deste modo, verificou-se como resultado que o ciclo de cinema foi uma ferramenta possível de maior interação. No entanto, cabe ressaltar que esta é uma das alternativas viáveis e que ainda há outras possibilidades a serem exploradas pela UTFPR em busca de uma maior aproximação com estudantes do ensino médio, em especial de escolas públicas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Administração | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas - Curitiba (Paraná) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino secundário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema no ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curitiba, Região Metropolitana de (Paraná) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de ação afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools - Curitiba (Paraná) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Secondary | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motion pictures in higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curitiba, Região Metropolitana de (Paraná) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motion pictures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affirmative action programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | - |
Título: dc.title | Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema | - |
Título: dc.title | UTFPR and Curitiba's metropolitan region public high schools interaction: cinema cycle proposal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: