Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Christian Luiz da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Christian Luiz da-
Autor(es): dc.contributorNiada, Aurea Cristina Magalhães-
Autor(es): dc.contributorTonon, Leonardo-
Autor(es): dc.contributorCastro, Ivone Terezinha de-
Autor(es): dc.creatorSelzler, Heloisa Sbrissia-
Autor(es): dc.creatorBello, Natacha Loures-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7545-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659080-
Descrição: dc.descriptionAs Instituições Públicas de Ensino Superior têm uma função social, além de serem espaços de transformação e criação do conhecimento. Devem ser ambientes de inclusão, discussão da realidade, além de desempenhar seu papel para o desenvolvimento humano. Nos últimos anos, ações afirmativas possibilitaram o maior acesso de estudantes de escolas públicas às universidades como, por exemplo, a Lei nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas. Não obstante, ainda existem meios a serem explorados para aumentar a interação da universidade com as escolas públicas. Deste modo, este trabalho tem o objetivo de, por intermédio de uma consultoria, propor um projeto de extensão compreendendo um ciclo de cinema como ferramenta para aproximação destes dois níveis de ensino e, ademais, instigar o pensamento reflexivo, para a formação cidadã. Para a realização deste Trabalho, foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação e realizado um protocolo de pesquisa. Após o diagnóstico, colocou-se em prática a ação proposta e, deste modo, verificou-se como resultado que o ciclo de cinema foi uma ferramenta possível de maior interação. No entanto, cabe ressaltar que esta é uma das alternativas viáveis e que ainda há outras possibilidades a serem exploradas pela UTFPR em busca de uma maior aproximação com estudantes do ensino médio, em especial de escolas públicas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Administração-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (Paraná)-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectCinema no ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectCuritiba, Região Metropolitana de (Paraná)-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de ação afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectPublic schools - Curitiba (Paraná)-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Secondary-
Palavras-chave: dc.subjectMotion pictures in higher education-
Palavras-chave: dc.subjectCuritiba, Região Metropolitana de (Paraná)-
Palavras-chave: dc.subjectMotion pictures-
Palavras-chave: dc.subjectAffirmative action programs-
Palavras-chave: dc.subjectManagement-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO-
Título: dc.titleInteração da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema-
Título: dc.titleUTFPR and Curitiba's metropolitan region public high schools interaction: cinema cycle proposal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.