Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Nelson Ari Canabarro de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Nelson Ari Canabarro de-
Autor(es): dc.contributorTesser, Daniel Poletto-
Autor(es): dc.contributorTreinta, Fernanda Tavares-
Autor(es): dc.creatorDivardin, Giulia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16088-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659078-
Descrição: dc.descriptionAs a result of increasingly demanding customers and the technology and competition growth in the area of dental services, the concern with the quality of this services by the organizations tend to become increasingly present, and one of the ways used to achieve the requirements and needs of customers and market is through the quality management. The quality of health services has the accreditation as your main evaluation system, however, to the area of dental services, this system does not have such a detailed and clear approach as the quality management system (QMS) has. Considering this, the present study presents a development of a quality management system for a dental clinic, based on process approach, quality principle of ISO 9001: 2015, and focusing on the mapping of the main processes of the clinic and the definition of performance indicators for each process. The development of this work allows the clinic a management based on customer satisfaction and the continuous improvement of their processes.-
Descrição: dc.descriptionEm virtude de clientes cada vez mais exigentes e do crescimento da tecnologia e da competição na área de prestação de serviços odontológicos, a preocupação com a qualidade desses serviços por parte das organizações tende a se tornar cada vez mais presente, e uma das formas utilizadas para alcançar os requisitos dos clientes e do mercado é por meio da gestão da qualidade. A qualidade nos serviços de saúde possui como principal sistema de avaliação a acreditação, porém, para área de serviços odontológicos esse sistema ainda não possui uma abordagem tão detalhada e clara como o sistema de gestão da qualidade (SGQ) apresenta. Em função disso, o presente estudo apresenta o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica, utilizando como base a abordagem por processos, princípio da qualidade da ISO 9001:2015, e tendo como foco o mapeamento dos principais processos da clínica e a definição de indicadores de desempenho para cada processo. O desenvolvimento do trabalho permite à clínica uma gestão voltada à satisfação dos clientes e a melhoria contínua dos seus processos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectConsultórios odontológicos-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da qualidade total-
Palavras-chave: dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)-
Palavras-chave: dc.subjectDental offices-
Palavras-chave: dc.subjectTotal quality management-
Palavras-chave: dc.subjectStandards, Engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleDesenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica-
Título: dc.titleDevelopment of a quality management system for a dental clinic-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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