A educação ambiental sob perspectivas dos alunos de um cursinho pré-vestibular comunitário do município de Guarulhos/SP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorRé, Flávia Maria-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Tarcisio Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22078-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659061-
Descrição: dc.descriptionThe EE can be defined and characterized in several ways, this work has as its theme the probing on the subject in the teaching of biology, through a systematic study of a questionnaire of the students' vision of a pre-university community course in the city of Guarulhos / SP. The research sought to understand the students' perception of EE, based on the experiences they had and the previous knowledge they had during their school education. The results indicate that most of the students understand some concepts related to EE, but the other part of the students do not yet fit the general aspects of EE; with respect to the EE received at the school, 76.1% of the students state that it is good and very good, but 54.0% of students do not know the final destination of the solid waste generated in their city; Another interesting result is related to environmental attitudes and practices, where about 38.1% of the students stated that they sometimes throw garbage somewhere other than the appropriate place, which demonstrates a concern about the environment, since do not correctly associate their actions and are not effectively sensitized with EE. EE learning and awareness process does not have instant results overnight, it is a delicate task that needs to be continuous, that can form and develop responsible socio-environmental attitudes, but for that it is necessary to change values and paradigm.-
Descrição: dc.descriptionA EA pode ser definida e caracterizada de diversas formas, este trabalho tem como temática a sondagem sobre a temática no ensino de biologia, através de um estudo sistemático de um questionário da visão dos alunos de um cursinho pré-vestibular comunitário do município de Guarulhos/SP. A pesquisa buscou compreender a percepção dos alunos frente a EA, a partir das experiências vivenciadas e dos conhecimentos prévios que o mesmo já tinha durante a sua formação escolar. Os resultados indicam que grande parte dos alunos entendem alguns conceitos referente a EA, porem a outra parte de alunos não ainda não condizem com os aspectos gerais da EA; com relação à EA recebida na escola, 76,1% dos alunos afirmam como sendo boa e ótima, porem 54,0% dos alunos não sabem o destino final dos resíduos sólidos gerados na sua cidade; outro resultado interessante relaciona-se com as atitudes e práticas ambientais, onde cerca de 38,1% dos alunos afirmaram que às vezes jogam lixo em outro lugar a não ser o local adequado, o que demonstra uma preocupação com relação ao meio ambiente, pois não associam corretamente suas ações e não estão sensibilizados efetivamente com a EA. O processo de aprendizado e sensibilização da EA, não possui resultados instantâneos da noite para o dia, é uma tarefa delicada, que precisa ser algo contínuo, que possa formar e desenvolver atitudes socioambientais responsáveis, mas para isso são necessárias mudanças de valores e paradigmas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA educação ambiental sob perspectivas dos alunos de um cursinho pré-vestibular comunitário do município de Guarulhos/SP-
Título: dc.titleEnvironmental education under the perspectives of the students of a pre-university entrance course in the municipality of Guarulhos / SP-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.