A importância da educação física para os portadores de deficiência intelectual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorGomes, João Enzio-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.creatorValenga, Viviam Daniela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20991-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659047-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to study and research both bibliographically as field research by the APAE City Ibaiti - Paraná, with four classroom teachers; two pedagogues and a physiotherapist who make available for this work, and contributing much to the vision of the professional work of physical education and the importance of physical education with the intellectual disability carrier student. It is understood that special education is optimized with curricula, methodologies and didactic resources, which arise as a support for the education of the students and how practical guidance of educators. Some disabled children arrive at school in such states of confusion, fear and dependency that adaptation and learning become almost impossible. Some kind of individual and intensive therapy is indicated to the child before any learning can be achieved. The teacher becomes a teacher becomes a teacher-therapist. And this condition is also linked to the discipline of Physical Education who works in many ways the most essential skills of individuals with bodily problems, which is the diagnosis of balance, fine motor skills, concentration, cognitive, the aspect of the body development and harmonic, motor skills, improving the conditions of school learning, physical well-being, emotional-social and intellectual, promoting spontaneity, encouraging discoveries and new relationships, information, acquisition of body control and development of activities in favor of physical activities. Is realized in this work which is very patent by others working in APAES that physical education will always be a link between psychological relaxation as well as integration and inclusion through socialization activities, not despise course the sphere of interdisciplinary work institutional dealing with people with problems and difficulties not development of intelligence.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo se propõe a estudar e pesquisar tanto bibliograficamente como pesquisa de campo junto à APAE da cidade de Ibaiti – Paraná, com quatro professores de sala de aula; duas pedagogas e uma fisioterapeuta que se colocam à disposição para a realização deste trabalho, contribuindo e muito para a visão sobre o trabalho do profissional da Educação Física e da importância da Educação Física junto ao aluno portador de deficiência intelectual. Entende-se que a educação especial é otimizada com currículos, metodologias e recursos didáticos próprios, que surgem como suporte para a escolarização dos alunos e como orientação prática dos educadores. Algumas crianças deficientes chegam à escola em tais estados de confusão, medo e dependência que a adaptação e a aprendizagem se tornam quase impossíveis. Algum tipo de terapia individual e intensiva é indicado a essa criança antes que qualquer aprendizado possa ser alcançado. O professor torna-se mais que um professor, torna-se um professor-terapeuta. E essa condição também está atrelada à disciplina da Educação Física que trabalha sob vários aspectos as habilidades mais essenciais do indivíduo corporalmente com problemas, que é o diagnóstico do equilíbrio, da coordenação motora fina, da concentração, do cognitivo, do aspecto do desenvolvimento corporal e harmônico, das habilidades motoras, melhoria nas condições de aprendizagem escolar, bem estar físico, afetivo-social e intelectual, promovendo a espontaneidade, estimulando descobertas e novas relações, informações, aquisição do controle corporal e desenvolvimento das atividades favoráveis a atividades físicas. Perceberam-se neste trabalho que fica muito patente pelos demais profissionais que trabalham nas APAES que a Educação Física será sempre um elo entre a descontração psicológica bem como a integração e inclusão através das atividades de socialização, não desprezando é claro, o trabalho interdisciplinar da esfera institucional que tratam dos cidadãos com problemas e dificuldades não desenvolvimento da inteligência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem motora-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pelo movimento-
Palavras-chave: dc.subjectSocialização-
Palavras-chave: dc.subjectMotor learning-
Palavras-chave: dc.subjectMovement education-
Palavras-chave: dc.subjectSocialization-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA importância da educação física para os portadores de deficiência intelectual-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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