Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mocrosky, Luciane Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1382294405333452 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mocrosky, Luciane Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Lorenzetti, Leonir | - |
Autor(es): dc.contributor | Mondini, Fabiane | - |
Autor(es): dc.creator | Simeão, Manuelle Pereira da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:43:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:43:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4161 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659044 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Compreensões curriculares para a prática docente: leituras e interpretações | - |
Descrição: dc.description | This study sought to understand the practices of Science and Technology developed with the initial years of Elementary School in the full-time schools of the Curitiba Municipal Education Network, for which it is explicit in the documents that guide the teaching activity. This is a qualitative research, which was based on the phenomenological approach to the understanding of the concerns that emerged from the teaching experiences experienced by the researcher teacher. Therefore, "what is this, the Teaching of Science and Technology in the initial years of Elementary Education of the RME of Curitiba?" Is the question that led the trajectory covered. Such a question pointed to possible ways of research: to meet the aspects of the history of practice, in the context of full-time education, its construction and public policies that enabled its creation; an understanding based on the hermeneutic study of documents that guide the teachers of the RME in Curitiba: Pedagogical Notebook of Integral Education (2012), Currículo do Ensino Fundamental, 1st to 9th year, vol. IV (2016) and the Grant Book for the organization of educational practices in workshops in school units with a full-time education offer (2016) and, finally, contemporary understandings of the teaching of science and technology in the early years . As a result, it was highlighted the importance of clarifying meanings of Scientific and Technological Literacy in the initial years of Elementary Education. Likewise, in the official documents, the need to bring to teacher education possibilities of teaching science that link the perspective of the construction of scientific knowledge, immersed in the CTS - Science Technology and Society approach and in the presuppositions of Scientific Literacy and Technology. In this sense, a study and reflection material were prepared for science and technology teachers from the initial years of RME, in order to encourage the discussion of these subjects and also to present to the teacher a posture possible to be in formation. Such referrals revealed philosophical hermeneutics as the possibility of thinking about the continuing formation of teachers. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo buscou compreender as práticas de Ciência e Tecnologias desenvolvidas com os anos iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas de tempo integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, pelo que vem explícito nos documentos que orientam a ação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual se apoiou na abordagem fenomenológica para a compreensão de inquietações que emergiram das experiências docente vivenciadas pela professora pesquisadora. Portanto, “o que é isto, o Ensino de Ciência e Tecnologias nos anos iniciais do Ensino Fundamental da RME de Curitiba?” é a interrogação que co dos aspectos da história da prática, no contexto da educação em tempo integral, sua construção e políticas públicas que viabilizaram a sua criação; uma compreensão pautada no estudo hermenêutico de documentos que orientam os docentes da RME de Curitiba: Caderno Pedagógico de Educação Integral (2012), Currículo do Ensino Fundamental, 1º a 9º ano, vol. IV (2016) e o Caderno de Subsídios para a organização de práticas educativas em oficinas nas unidades escolares com oferta de educação em tempo integral (2016) e por último, entendimentos contemporâneos, manifestos na academia, sobre ensino de ciência e tecnologia nos anos iniciais. Como resultado destacou-se a importância de clarear significados de Alfabetização Científica e Tecnológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Do mesmo modo, evidenciouse, nos documentos oficiais, a necessidade de trazer para a formação docente possibilidades do ensino de ciências que enlacem a perspectiva da construção do conhecimento científico, imerso no enfoque CTS - Ciência Tecnologia e Sociedade e nos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica. Nesse sentido, foi elaborado um material de estudo e reflexão, direcionado aos professores que trabalham com as Práticas de Ciência e Tecnologias dos anos iniciais da RME, a fim de fomentar a discussão desses assuntos e ainda apresentar ao docente uma postura possível para estar em formação. Tais encaminhamentos revelaram a hermenêutica filosófica como possibilidade de pensar a formação continuada de professores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hermeneutics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Ciência e tecnologias nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba: compreensões curriculares para a prática docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: