Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Herivelto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5707588648047904 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marilia Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | Sá, Ricardo Antunes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Herivelto | - |
Autor(es): dc.creator | Assunção, Claudete Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:43:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:43:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2993 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659031 | - |
Descrição: dc.description | A continuing teacher education that is committed to improving the quality of education must consider the cultural aspects of today's society in its contents. Therefore, technologies, as results of the relationships between subjects and technological artifacts, need to be integrated into the context of continuing teacher education. The objective of this study was to analyze if continuing teacher education courses of the Curitiba Municipal Education Network contribute to the use of Information and Communication Technologies (ICT) by teachers of early childhood education. The literature review is divided into three sections that complement each other and aim to support the reflections of this study. The first section refers to ICT in education and the need for the re-signification of educational processes. The discussions of this section were elaborated based on the contributions of Alarcão (2003), Almeida (2003, 2005), Assmann (2005), Fortuna (2014), Kenski (2002, 2003, 2011), Lopes (2005), Mercado (2002), Moraes (2004), Schwartz (2005), among others. The second section discusses continuing education of early childhood teachers and the development of their professionalism. This theme was based on the following authors: Day (2001), Fantin (2006, 2012), Garcia (1995, 1999), Kramer (2011), Monteiro (2010), Morgado (2011), Nascimento (1997), Nóvoa (1997, 2009), Roldão (2008), among others. The third section refers to the curriculum in early childhood education, understood as the set of pedagogical practices planned and carried out with children. In this last section, the discussions were elaborated from the contribution of the following authors: Augusto (2013), Ferreira (2016), Lima (2007), Oliveira (2002, 2011), Oliveira et al. (2012), Salles e Faria (2012), among others. The methodological approach was qualitative. The technique of data collection was the semi-structured individual interview. The participants of the study were thirteen teachers who work with early childhood education in the Municipal Early Childhood Centers (CMEI). The main results of the study were: the importance of offering continuing teacher education courses for the use of ICT, the importance of the use of technologies as pedagogical resources in early childhood education, the need for incentives and valuing innovative pedagogical experiences with the use of ICT and the need to flexibilize the content of continuing education courses to meet teachers' expectations and needs. | - |
Descrição: dc.description | A formação continuada comprometida com a melhoria da qualidade da educação deve considerar em seus conteúdos os aspectos culturais presentes na sociedade. Neste sentido, as tecnologias, enquanto produtos das relações que se estabelecem entre os sujeitos e os artefatos tecnológicos necessitam estar inseridas no contexto da formação continuada de professores. O objetivo do estudo foi analisar se os cursos de formação continuada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba contribuem para o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em propostas pedagógicas, pelos professores da Educação Infantil. A revisão da literatura está dividida em três seções que se complementam e têm o objetivo de subsidiar as reflexões para o estudo. A primeira seção trata das TIC na educação e a necessidade da ressignificação dos processos educacionais. As discussões desta seção foram elaboradas a partir das contribuições de Alarcão (2003), Almeida (2003, 2005), Assmann (2005), Fortuna (2014), Kenski (2002, 2003, 2011), Lopes (2005), Mercado (2002), Moraes (2004), Schwartz (2005), entre outros. A segunda seção trata da formação continuada de professores da Educação Infantil e a constituição da sua profissionalidade. Esta temática foi fundamentada nos seguintes autores: Day (2001), Fantin (2006, 2012), Garcia (1995, 1999), Kramer (2011), Monteiro (2010), Morgado (2011), Nascimento (1997), Nóvoa (1997, 2009), Roldão (2008), entre outros. A terceira seção aborda o Currículo na Educação Infantil, compreendido como o conjunto de práticas pedagógicas planejadas e realizadas com as crianças. Nesta última seção, as discussões foram elaboradas a partir da contribuição dos seguintes autores: Augusto (2013), Ferreira (2016), Lima (2007), Oliveira (2002, 2011), Oliveira et al. (2012), Salles e Faria (2012), entre outros. A pesquisa foi qualitativa de natureza interpretativa. A técnica de coleta de dados foi entrevista individual semiestruturada. Os participantes do estudo foram 13 professores que atuam na etapa da Educação Infantil dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Os principais resultados do estudo foram: a importância da oferta de cursos de formação continuada para o uso das TIC, o reconhecimento da importância da utilização das tecnologias como recursos pedagógicos na Educação Infantil, a necessidade de incentivos e valorização de experiências pedagógicas inovadoras com a utilização das TIC e a necessidade da flexibilização dos conteúdos dos cursos de formação continuada para atender as expectativas e necessidades dos professores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino primário - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing education - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary education - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological innovations - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Effect of technological innovations on | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Percepções dos professores da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba sobre a formação continuada para uso das tecnologias da informação e comunicação | - |
Título: dc.title | Perceptions of pre-school teachers of the Curitiba Municipal Education Network on continuing education for the use of information and communication technologies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: