Mídia televisiva como espaço de formação: as representações de ciência de alunos do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRivelini, Angelica Cristina-
Autor(es): dc.contributorRivelini, Angelica Cristina-
Autor(es): dc.contributorSuart Júnior, José Bento-
Autor(es): dc.contributorStanzani, Enio de Lorena-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Camila Sabrina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:43:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:43:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659014-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze the representation of Ministry of high school students view point after the study of television commercials, as well as identify media devices that create condition for these representations. To enable a more concise analysis of the different scientific meanings that students have, it includes a brief account of the science of character to be compared. The research was developed from the interview technique with focus group under the guidance of a pre-prepared script emphasizing the discussion of media devices (first identified), without naming them as such. Pupils of a class of third year of high school to a public school of Paraná north where, through the audio recording during the implementation of the work was the identification and subsequent analysis of discourses permeated by chemical and scientific statements. The scientific discourse presented by the students and the representation of science exposed by the media devices, show the commercials influence on respondents and it is clear that these comply perfectly with the task of persuading and institute the consumer the need to guarantee authenticity and satisfaction in purchasing the product offered. One hopes that with research new thinking of science be given by the students, developing a more critical nature of the way that science is imposed on the media shaping their public behavior and, especially, to be detached from the undisputed character of scientific validations, making plausible questions and the development of science.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo analisar a representação de Ciência do ponto de vista de alunos do Ensino Médio após o estudo de comerciais televisivos, bem como identificar os dispositivos midiáticos que criam condição para essas representações. Para possibilitar uma análise mais concisa das diversas significações científicas que os alunos possuem, inclui-se uma breve consideração do caráter de ciências a ser comparado. A pesquisa desenvolveu-se a partir da técnica de entrevista com grupo focal sob a orientação de um roteiro previamente elaborado enfatizando a discussão sobre os dispositivos de mídia (identificados primeiramente), sem mencioná-los como tal. Participaram alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de um colégio público do norte paranaense onde, por meio da gravação do áudio durante a aplicação do trabalho, ocorreu a identificação e posterior análise dos discursos permeados por enunciados químicos e científicos. Os discursos científicos apresentados pelos alunos e a representação de Ciência exposta pelos dispositivos de mídia, evidenciam a influência dos comerciais sobre os entrevistados e percebe-se que esses cumprem perfeitamente com a função de persuadir e instituir ao consumidor a necessidade, a garantia de autenticidade e satisfação em adquirir o produto ofertado. Almeja-se que com a pesquisa um novo pensar da ciência seja atribuído por parte dos alunos, desenvolvendo um caráter mais crítico da forma que a Ciência é imposta nas mídias moldando o comportamento do seu público e, principalmente, que seja desvinculado o caráter incontestável das validações científicas, tornando plausíveis questionamentos e o desenvolvimento acerca da ciência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherApucarana-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectAnúncios em televisão-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectTelevision advertising-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleMídia televisiva como espaço de formação: as representações de ciência de alunos do ensino médio-
Título: dc.titleTelevision media as training space: high school students and their representations of science-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.