Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Periotto, Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Marina Rocha de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:43:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:43:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21982 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658954 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed at verifying the learning gap among students of Biological Sciences, as well as mapping their receptiveness to possible content recovery activities. 115 students of approximately 32 different institutions volunteered to the study and answered to a questionnaire of data collection. It was found that there is learning gap among undergraduate students and there was no difference among those from public or private education regarding the difficulties in following undergraduate courses. The greatest difficulties were related to basic disciplines in the exact sciences and to the areas of Biochemistry, Genetics, Calculus, Chemistry and Biophysics. It was also possible to verify that suspension, discontinuation or abandonment of disciplines or course failures seem to be related to these gaps and to teacher’s methodology. Finally, undergraduate students seemed receptive to supporting activities parallel to undergraduation. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo buscou verificar a existência de defasagem de aprendizagem entre graduandos de Ciências Biológicas, bem como mapear sua receptividade a possíveis atividades de recuperação de conteúdos. 115 estudantes de aproximadamente 32 instituições diferentes participaram voluntariamente do estudo e responderam ao questionário de coleta de dados. Constatou-se a existência de certa defasagem na aprendizagem entre os graduandos e não houve diferença entre os advindos da educação básica pública ou particular quanto às dificuldades em acompanhar as disciplinas da graduação. As maiores dificuldades relacionaram-se às disciplinas básicas da área de exatas e às áreas de Bioquímica, Genética, Cálculo, Biofísica e Química. Constatou-se que o trancamento, cancelamento ou abandono de disciplinas e as reprovações relacionam-se à existência defasagens e também à metodologia dos professores. Por fim, verificou-se que há receptividade dos graduandos a atividades de apoio paralelas à graduação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacidade de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning ability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic achievement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | A aprendizagem em ciências biológicas na visão de discentes da graduação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: