Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Daniela da Rosa | - |
Autor(es): dc.creator | Brizolara, Renata Vianna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:43:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:43:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22617 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658953 | - |
Descrição: dc.description | The need to change part of humanity by attitude is something that has been highlighted in the environmental context. We can no longer leave aside the environmental issues that beset us. Thus, the Environmental Education (EE) is becoming more popular in schools, and we need to consider it also in the Youth and Adult Education – EJA. From the need to verify the understanding of these students regarding the concepts of EA, Sustainability and Sustainable School as well as see its evolution from the application of the pilot project, this paper describes the uniqueness, complexities and the process of teaching and learning raised in the use of field study methodology and questionnaires. That was developed the pilot project with practical and theoretical workshops, working with reflective / critical dialogical methodology. To this end, the public in question began with the students of the 7th and 8th years (first stage of the school year), according to the 8th and 9th grades (in the second stage of the school year). The first step was made the diagnosis of students’ prior knowledge, according to the preparation of the pilot project developed from the needs (diagnosed), hints, ideas conversed with teachers and the students involved. Therefore, this TCC reports that despite the students have presented a positive assessment of the project, the result shows a low utilization of these due to turnover, little commitment, discipline and the frequent lack of students that hinder the process of teaching and learning. | - |
Descrição: dc.description | A necessidade de mudança de atitude por parte da humanidade é algo que vem sendo destacado no âmbito ambiental. Não é mais possível deixar de lado as questões ambientais que nos afligem. Sendo assim, a Educação Ambiental (EA) vem ganhando espaço nas escolas, e é preciso considerá-la também dentro da Educação de Jovens e Adultos – EJA. A partir da necessidade de verificar a compreensão desses alunos no que se refere aos conceitos de EA, Sustentabilidade e Escola Sustentável, bem como, de ver sua evolução a partir da aplicação de projeto piloto, desenvolveu-se esse trabalho entre junho a novembro de 2015. O público-alvo foram alunos do 7º e 8º anos da primeira etapa do ano letivo do EJA de Blumenau, que passaram para o 8º e 9º anos na segunda etapa do ano letivo. Inicialmente foi realizado o diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos, que embasou a elaboração do projeto piloto desenvolvido a partir das necessidades diagnosticadas, sugestões e ideias dos professores e alunos envolvidos. Estruturou se o projeto piloto com oficinas práticas e teóricas, trabalhado com a metodologia dialógica reflexiva/crítica. Os resultados desse trabalho descrevem singularidades e complexidade do processo de ensino aprendizagem, levantadas na utilização da metodologia de estudo de campo e aplicação de questionários. Evidenciam ainda que, apesar dos alunos terem apresentado uma avaliação positiva do projeto, demonstraram um baixo aproveitamento nos conceitos referentes a esse tema transversal, devido a dificuldades com a língua portuguesa, a rotatividade e a falta frequente que prejudicaram a continuidade do processo de ensino aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Gestão Ambiental em Municípios | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA | - |
Título: dc.title | Projeto piloto de educação ambiental na educação de jovens e adultos no município de Blumenau, SC | - |
Título: dc.title | Environmental education pilot project on youth and adult education in the city of Blumenau, SC | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: