Like a drum don't stop beating: uma análise sobre ciência, tecnologia, sociedade, ambiente, arte e cultura no ensino de acústica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSutil, Noemi-
Autor(es): dc.contributorAlves, João Amadeus Pereira-
Autor(es): dc.contributorSutil, Noemi-
Autor(es): dc.contributorAlves, João Amadeus Pereira-
Autor(es): dc.contributorPinto, Angela Emilia de Almeida-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Nilson Marcos Dias-
Autor(es): dc.creatorCosta Junior, José de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658938-
Descrição: dc.descriptionThis essay deals with possibilities of a didactic al proposal of analyses of Soundscape and music, developed with students from Physics Teachers Education from Universidade T ecnológica Federal do Paraná. This proposal has its grounds in studies of Soundscape, by Raymond Mur ray Schafer. The proposed didactical sequence involved four meetings, of two hours classes each, in April and May, 2016. In these meetings there were students’ writing productions. These essays and oral expressions produced during the activ ities were all recorded and registered in a field journal and were analyzed according to Subject Matter Analysis characteristics and postulates , proposed by Laurence Bardin. Among the results , it may be highlighted some progresses concerning the dev elopment of listening perception, critics to the observed Soundscape and reflexio n related to the impositions of Cultural Industry.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, discutem - se possibilidades de uma proposta didática de análise de paisagens sonoras e música, desenvolv ida com alunos do curso de Licenciat ura em Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Es ta proposta possui fundamentos em estudos de paisagens sonoras, conforme Raymond Murray Schafer. A sequência didática proposta envolveu quatro encontros, de duas horas-aulas cada, nos meses de abril e maio de 2016, em que houve produções escritas dos participantes. A análise dessas produções escritas e de expressões orais dos alunos durante as atividades, grav adas em áudio e registradas em diário de campo, foi realizada de acordo com pressuposto s e características de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Entre os resultados, podem ser destacados avanços em relação ao desenvolvimento de percepção auditiv a, críticas à paisagem sonora observ ada e reflexão em relação às imposições da indústria cultural.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectAcústica-
Palavras-chave: dc.subjectAcústica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCultural industries-
Palavras-chave: dc.subjectAcoustics-
Palavras-chave: dc.subjectAcoustics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleLike a drum don't stop beating: uma análise sobre ciência, tecnologia, sociedade, ambiente, arte e cultura no ensino de acústica-
Título: dc.titleLike a drum don’t stop beating: an analysis regarding science, technology, society, environment, art and culture on acoustic teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.