Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Edson Domingos | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Suellen El Khouri de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:42:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:42:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18833 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658913 | - |
Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do Ensino Fundamental II (6ª série), tendo como proposta principal indicar a importância do uso de SD a partir do gênero notícia. A SD foi elaborada tendo como norte, fonte, a esfera jornalística. A SD focaliza, dentro de tal esfera, o gênero notícia (título, lead, corpo) presente em jornais (veiculados pela internet, rádio e TV). O ensino desse gênero justifica-se frente à acuidade desse meio cultural de comunicação e de proliferação da informação e de conhecimento. No trabalho com o gênero “notícia”, enfatiza-se, o modo como formas de diagramação de textos (do gênero notícia) servem para identificar o público-alvo de diferentes jornais e, que a linguagem verbal e nãoverbal nelas utilizada não é imparcial e necessita de interpretações, tais como, suas características, variações, formas e conteúdos imprescindíveis, recobrar informações atualizadas e minudenciadas sobre fatos recentes e de grande repercussão ou sobre temas de interesse do público-alvo do jornal, sua função e finalidade social. As atividades que compõem a SD enquadram-se no eixo de ensino “compreensão e produção de textos escritos e orais”. Espera–se que a SD aqui proposta possa induzir os alunos a identificar os posicionamentos que sustentam os textos trabalhados e estimular outras leituras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especializção em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornais na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Newspapers in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: