Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorMandaji, Carolina Fernandes da Silva-
Autor(es): dc.contributorFagundes, Edson Domingos-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Suellen El Khouri de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18833-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658913-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do Ensino Fundamental II (6ª série), tendo como proposta principal indicar a importância do uso de SD a partir do gênero notícia. A SD foi elaborada tendo como norte, fonte, a esfera jornalística. A SD focaliza, dentro de tal esfera, o gênero notícia (título, lead, corpo) presente em jornais (veiculados pela internet, rádio e TV). O ensino desse gênero justifica-se frente à acuidade desse meio cultural de comunicação e de proliferação da informação e de conhecimento. No trabalho com o gênero “notícia”, enfatiza-se, o modo como formas de diagramação de textos (do gênero notícia) servem para identificar o público-alvo de diferentes jornais e, que a linguagem verbal e nãoverbal nelas utilizada não é imparcial e necessita de interpretações, tais como, suas características, variações, formas e conteúdos imprescindíveis, recobrar informações atualizadas e minudenciadas sobre fatos recentes e de grande repercussão ou sobre temas de interesse do público-alvo do jornal, sua função e finalidade social. As atividades que compõem a SD enquadram-se no eixo de ensino “compreensão e produção de textos escritos e orais”. Espera–se que a SD aqui proposta possa induzir os alunos a identificar os posicionamentos que sustentam os textos trabalhados e estimular outras leituras.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecializção em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e educação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectJornais na educação-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and education-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectNewspapers in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleAnálise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.