Proposições teóricas em uma abordagem histórica e tecnológica no ensino de física: a ótica e tecnologias baseadas em luz

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuller, Márcia-
Autor(es): dc.contributorAlves, João Amadeus Pereira-
Autor(es): dc.contributorMuller, Márcia-
Autor(es): dc.contributorAlves, João Amadeus Pereira-
Autor(es): dc.contributorFabris, José Luís-
Autor(es): dc.contributorSilmara, Silmara Alessi Guebur-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Vinicius de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8831-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658810-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the development of a proposal that aim to approach geometric optics. Discussions about optics teaching and concepts related to the science and technology history led the elaboration of the project. Because of the connection between the optics present in high school and the physical phenomena related to lightbased technology, the proposal aims to present historically contextualized and associate the scientific knowledge to technology development. Thereby the elaborated material presents some initial studies of optical theory published in 1637 and describes fundamental moments of the optical fiber and spectroscopy progress throughout the XX century. Suggestions for experimental demonstrations related to the historical descriptions are detailed. Besides the developed material, the work introduces the methodological orientations resulted in the research about the production of historical material to teach science, these orientations guide the proposal.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho apresenta a elaboração de conteúdo direcionado ao ensino dos tópicos de ótica geométrica: reflexão, refração e os casos especiais reflexão total e dispersão da luz. Discussões acerca do ensino de ótica e das concepções de ensino relacionadas à história da ciência e da tecnologia conduziram a elaboração do projeto. Em vista do vínculo entre a ótica abordada no ensino médio e os fenômenos físicos envolvidos no funcionamento de tecnologias associadas à luz, a proposta busca abordar ótica de modo historicamente contextualizado e associando o conhecimento científico ao desenvolvimento tecnológico. Para isso o material elaborado apresenta alguns estudos iniciais da teoria ótica, publicados em 1637 e também descreve momentos fundamentais do progresso da fibra ótica e da espectroscopia, ao longo do século XX. São detalhadas sugestões de demonstrações experimentais relacionadas às descrições históricas. Além do material desenvolvido, o trabalho contempla as orientações metodológicas resultantes da pesquisa a respeito da produção de material historiográfico voltado ao ensino de ciências, essas orientações guiaram a elaboração da proposta.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectÓptica-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - História-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectOptics-
Palavras-chave: dc.subjectEducational materials-
Palavras-chave: dc.subjectScience - History-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Título: dc.titleProposições teóricas em uma abordagem histórica e tecnológica no ensino de física: a ótica e tecnologias baseadas em luz-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.