Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Gómez, Magela Reny Fonticiella | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Marcia Cintra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:42:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:42:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21169 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658806 | - |
Descrição: dc.description | This work had as its theme the accentuated study of play, play, games and affectivity, as well as its relevance in early childhood education. Play can contribute to the educational process and ludic activities are indispensable for intellectual and social development. The teacher is the creator and organizer of activities to transform play into a moment of satisfaction and joy in development and learning. For this, it is necessary that activities are planned elaborated according to each axis. One can not forget the affective issues that are always present in the teacher’s routine and part of the emotional and behavioral development of the child. The theme addresses work tools through which the teacher can assess the evolution of the child through play activities and during the course of history, great challenges were faced for the educational evolution, aiming at the direct and the development of the child and the awareness of their rights, to be a successful citizen. The aim of the research is to improve knowledge regarding the importance of play and learning in early childhood education. Faced with this, it is important to emphasize the importance of training and qualification of the teacher só that he can execute the curricular proposal and the didactic and pedagogical resources. It is considered that the play in the education of children and of extreme importance for the integral development of the child. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática o estudo acentuado do brincar: lúdico, jogos e a afetividade, assim como as suas relevâncias na educação infantil. As brincadeiras podem contribuir para o processo educativo e as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento intelectual e social. O professor é o idealizador e organizador das atividades para transformar o brincar em um momento de satisfação e alegria no desenvolvimento e na aprendizagem. Para isso é necessário que atividades sejam planejadas e elaboradas de acordo com cada eixo. Não se pode esquecer as questões afetivas que sempre estão presentes na rotina do professor e fazem parte do desenvolvimento emocional e comportamental da criança. O tema aborda ferramentas de trabalho, pelas quais, por meio das atividades lúdicas o professor consegue avaliar a evolução da criança, este que no decorrer da história enfrentou grandes desafios para a evolução educacional, visando aos diretos e ao desenvolvimento da criança e à conscientização dos seus direitos para ser um cidadão de sucesso. O objetivo da pesquisa é aprimorar os conhecimentos em relação à importância do brincar e à aprendizagem na educação infantil. Diante disso, destacam-se a importância da formação e capacitação do professor para que possa executar a proposta curricular e os recursos didáticos e pedagógicos. Considera-se que o brincar na educação infantil e de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative activities and seat work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | A importância do brincar na educação infantil | - |
Título: dc.title | The importance of playing in early childhood education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: