Dimensionamento e otimização estrutural da suspensão traseira de um veículo fora de estrada tipo mini Baja SAE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Luan Jose Franchini-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Luan Jose Franchini-
Autor(es): dc.contributorNunez, David Lira-
Autor(es): dc.contributorMaldonado, Paul Adrian Delgado-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Leonardo Crizam de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658800-
Descrição: dc.descriptionThe present work deals with the structural design and optimization of a specific rear suspension system for the first prototype of the Fenris Baja SAE team located in UTFPR campus Guarapuava . Optimization in general has a growing demand in all engineering branches, especially in the automobile industry due to the importance of specific parts weight reducing and their direct impact on the vehicle dynamics. This work was developed by the quantitative analysis and data acquisition of the Tri Link suspension, kinematic, dynamic sizing and optimization of the elements using the software SolidWorks, Adams Car and Ansys.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho trata do dimensionamento e otimização estrutural de um sistema específico de suspensão traseira para o primeiro protótipo da equipe Fenris Baja SAE localizada na UTFPR campus Guarapuava. A otimização no geral tem um demanda crescente em todos os ramos da engenharia, principalmente na automobilística devido a importância da redução do peso de peça específicas e seu impacto direto na dinâmica do veículo. Esse trabalho foi desenvolvido pela análise quantitativa e aquisição de dados da suspensão Tri Link, dimensionamento cinemático, dinâmico e otimização dos elementos utilizando os softwares SolidWorks, Adams Car e Ansys.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherGuarapuava-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos a motor - Molas e suspensão-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Dinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia mecânica-
Palavras-chave: dc.subjectMotor vehicles - Springs and suspension-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Dynamics-
Palavras-chave: dc.subjectMechanical engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Título: dc.titleDimensionamento e otimização estrutural da suspensão traseira de um veículo fora de estrada tipo mini Baja SAE-
Título: dc.titleDesign and structural optimization rear suspension of an off-road vehicle type mini Baja SAE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.