Robótica educacional: uma possibilidade no ensino da Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFilietaz, Marta Rejane Proença-
Autor(es): dc.contributorFilietaz, Marta Rejane Proença-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Oséias Santos de-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Zinara Marcet de-
Autor(es): dc.creatorPerez, Carla Fernanda da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24293-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658792-
Descrição: dc.descriptionThis present search aims analyze the potentialities educational robotic as contextualize resources of the Mathematics classes. For such, Seymour Papert (1985) contributions were considered in the technology education development and analyses five robot prototypes proposed by didactical material in LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 kit. The investigation, in a qualitative approach, begins with a bibliographic survey on the evolution of educational robotics and reports how the Mathematics teaching can be benefit its use. With the support of authors such as Kenski (2005), Quintanilha (2008), Venn and Vrakking (2009), among others, the work also presents the pedagogical items that form the LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 kit and lists the assemblies examined with content and mathematical skills that can be developed, presenting forms of teaching and leaning that are adapted to the students’ experience and that provide the meaning of what is being studied for reasons of applicability. Finally, it is considered that educational robotics is still a resource to be explored, along with others teaching methodologies based on digitals technologies, which can help to minimize the difficulties in the mathematics contents. It is expect with this research will encourage others teachers to try robotics in their classes, thus promoting a new pedagogical teaching activity, which provides collaborative learning and stimulates curiosity in a Mathematics classes.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo analisar as potencialidades da robótica educacional como recurso contextualizador das aulas de Matemática. Para tal, foram consideradas as contribuições de Seymour Papert (1985) no desenvolvimento da educação tecnológica e a análise de cinco protótipos de robôs propostos pelo material didático que compõe o kit LEGO®1 MINDSTORMS® Education EV3. A investigação, de abordagem qualitativa, inicia-se com um levantamento bibliográfico sobre a evolução da robótica educacional e relata como o ensino de Matemática pode se beneficiar com a sua utilização. Com o suporte de autores como Kenski (2005), Quintanilha (2008), Venn e Vrakking (2009), dentre outros, o trabalho apresenta, ainda, os itens pedagógicos que formam o kit LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 e relaciona as montagens examinadas com conteúdos e habilidades matemáticas que podem ser desenvolvidas, apresentando formas de ensinoaprendizagem que se adequem à vivência dos alunos e que propiciem a significação do que se esta estudando em razões de uma aplicabilidade. Por fim, considera-se que robótica educacional ainda é um recurso a ser explorado, juntamente com outras metodologias de ensino baseadas nas tecnologias digitais, que pode ajudar a minimizar as dificuldades em certos conteúdos matemáticos. Espera-se que essa pesquisa incentive outros professores a experimentarem a robótica em suas aulas, promovendo, assim, um novo fazer pedagógico de ensino, que proporcione uma aprendizagem colaborativa e estimule a curiosidade nas aulas de Matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Ensino e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectRobotics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleRobótica educacional: uma possibilidade no ensino da Matemática-
Título: dc.titleEducational robotic: a possibility in the Mathematics teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.