O livro didático e a organização do currículo pelo professor de física no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Nilson Marcos Dias-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Nilson Marcos Dias-
Autor(es): dc.contributor.-
Autor(es): dc.contributor.-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Camila Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658750-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to investigate how the Textbook of Physics influences the Curriculum organization developed by the Physics teacher in his teaching activity. Based on a brief review of Curriculum Theories and on some aspects of the Textbook, an attempt is establish its role how one of the great guides of curriculum. The fieldwork was developed through a non participating observation of the classes from a Physics teacher of a Public High School, mostly about the presence and use of the Physics Textbook in his classes. Based on the teacher’s work plan and the observation in the classes, is observed a distance between the written and practiced, and the close relationship between teaching practice and the requirements of adopted Textbook, so it is evident its role as a guiding curriculum practiced by the teacher.-
Descrição: dc.descriptionCNPq-
Descrição: dc.descriptionBusca verificar como o livro didático de Física influencia a organização do currículo desenvolvido pelo professor dessa disciplina em sua atividade docente. A partir de uma breve revisão das diversas teorias de currículo e de alguns aspectos dos livros didáticos, procura-se estabelecer o papel por eles desempenhado como um dos grandes orientadores curriculares. O trabalho de campo é desenvolvido através de uma observação não participante das aulas de um professor de Física de uma escola pública estadual, principalmente em relação à presença e uso do livro didático de Física em suas aulas. Tomando como referência o Plano de Trabalho Docente do professor e o observado nas aulas, verifica-se haver um distanciamento entre o escrito e o praticado e uma estreita relação entre a prática docente e o prescrito no livro adotado. Evidencia-se assim o seu papel como orientador do currículo praticado pelo professor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmicos de Física-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de física-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - Influência-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Participação no planejamento curricular-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teachers-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks - Influence-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher participation in curriculum planning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Título: dc.titleO livro didático e a organização do currículo pelo professor de física no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.