Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Watanabe, Willian Massami | - |
Autor(es): dc.contributor | Watanabe, Willian Massami | - |
Autor(es): dc.contributor | Ranthum, Geraldo | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Thalita Scharr | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Antonio Vanderlei Rosa de | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Pedro Henrique Soares de | - |
Autor(es): dc.creator | Sprenger, Peterson Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:42:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:42:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16774 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658725 | - |
Descrição: dc.description | This work presents an approach to the study of standards and guidelines related to Web accessibility, defined by the agency that regulates the Web, the W3C. Discusses the concepts of Ajax, Widgets, among others, as well as their relationship with the so-called RIA – Rich Internet Application. Presents the concepts of WCAG 2.0, ARIA – Accessible Rich Internet Applications and W eb accessibility, demonstrating how it works. Discusses the study of the ARIA specification, as well as its relationship with the screen reader NVDA – NonVisual Desktop Access and the TabPanel Widget. Shows the development performed by members of this work of TabPanel Widgets and the results obtained with these implementations. Presents the concepts of jQuery, jQuery-UI and Github, as well as contribution made to the jQuery-UI with corrections in your source code related to ARIA, bringing the results of this implementation. Shows a study on the most popular websites in the world, which aims to assess the accessibility of Widgets in them. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma abordagem ao estudo das normas e diretrizes relacionadas à acessibilidade na W eb, definidas pelo órgão que regulamenta a W eb, a W3C. Discute os conceitos de Ajax, Widgets, entre outros, bem como sua relação com as chamadas RIA – Rich Internet Application. Apresenta os conceitos de WCAG 2.0, ARIA – Accessible Rich Internet Applications e acessibilidade na W eb, demonstrando como ela funciona. Discute sobre o estudo da especificação ARIA, bem como sua relação com o leitor de telas NVDA – NonVisual Desktop Access e com a Widget Tabpanel. Mostra o desenvolvimento realizado pelos integrantes deste trabalho de Widgets Tabpanel e os resultados obtidos com essas implementações. Apresenta os conceitos de jQuery, jQuery-UI e Github, bem como a contribuição feita para o jQuery-UI com correções em seu código-fonte relacionadas a ARIA, trazendo os resultados obtidos dessa implementação. Mostra um estudo realizado sobre os sites mais populares do mundo, que visa avaliar a acessibilidade de Widgets nos mesmos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicações Web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software de aplicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interface gráfica com o usuário (Sistemas de computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação para Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web applications | - |
Palavras-chave: dc.subject | Application software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphical user interfaces (Computer systems) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Estudo e implementação de widgets acessíveis para web | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: