Dificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.creatorPereira, Celia Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21181-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658681-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo apresentaremos referenciais teóricos que possibilitam uma reflexão acerca das dificuldades existentes no ensino aprendizagem da Álgebra. Desta forma o presente trabalho é constituído de quais são as causas para o insucesso da apropriação dos conteúdos tendo como principal o fato de alunos e professores estarem presos ao formalismo simbólico onde a linguagem algébrica trabalhada de forma mecânica e desvinculada acaba por se sobrepor a construção do pensamento algébrico, tão necessário e constituição de um raciocínio dinâmico que deve ser parte da formação de nossos alunos em cada etapa do ensino. Deste modo os autores apresentam encaminhamentos necessários para um ensino significativo , que deve ser iniciado de forma motivadora envolvendo os alunos no processo, deixando claro de que o ensino da álgebra, com suas especificidades, pode ter início desde os primeiros anos da escolarização, possibilitando ao longo do tempo o desenvolvimento das capacidades ofertadas pela constituição de pensamento Algébrico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e educação-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and education-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning in children-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleDificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.