Levantamento bibliográfico de artigos apresentados no ENEQ 2016 com a temática materiais didáticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Alcioni Galdino-
Autor(es): dc.contributorGresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Márcia Camilo-
Autor(es): dc.contributorKienen, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorVieira, Alcioni Galdino-
Autor(es): dc.creatorAlmeida Júnior, Dircélio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12353-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658671-
Descrição: dc.descriptionIn the present work a bibliographical survey was carried out in Annals of the National Meeting of Chemistry Education (ENEQ) of the year 2016, held in Florianópolis, Santa Catarina, to investigate articles that approach the subject of Didactic Materials (MD) for Teaching Chemistry . The ENEQ is a scientific event that takes place every two years and is already in its XIV edition. It is one of the most relevant national meetings in the area, which throughout its history has received the contribution of renowned theoreticians, researchers and educators nationally and internationally. The papers presented during its 19 editions have served as stimulus for those who focus their careers in Teaching Chemistry, as well as stimulated the theoretical development in that scope. Thus, from the verification of the presented MDs, their classification was established in order to establish categories in order to identify those most used for teaching and learning. In order to systematize the information, the objectives presented in the works were highlighted and, subsequently, the data analyzed in the light of Bardin's studies, through content analysis, creating then a priori categories that were described and interpreted. At the end of the survey, with the categories already interpreted, a catalog of the MDs found was produced, with the purpose of assisting teachers of High School Chemistry when they need to consult and use these Materials. The catalog also aimed to stimulate the teacher to reflect on their classes and develop critical thinking in order to formulate Chemistry contents based on new resources, or different from those already used.-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico em Anais do Encontro Nacional de Educação de Química (ENEQ) do ano de 2016, ocorrido em Florianópolis, Santa Catarina, para averiguar artigos que abordam a temática de Materiais Didáticos (MD) para o Ensino de Química. O ENEQ é um evento científico que ocorre a cada dois anos e já está em sua XIV edição. Trata-se de um dos encontros nacionais mais relevantes da área, que ao longo de sua história tem recebido a contribuição de teóricos, pesquisadores e educadores renomados em âmbito nacional e internacional. Os trabalhos apresentados durante suas 19 edições têm servido de estímulo para aqueles que focam suas carreiras no Ensino de Química, bem como estimulado o desenvolvimento teórico nesse âmbito. Assim, a partir da verificação dos MD’s apresentados ocorreu sua classificação a fim de instituir categorias de modo a identificar os mais utilizados para ensino e aprendizagem. Com o intuito de sistematizar as informações, foram destacados os objetivos apresentados nos trabalhos e, posteriormente, analisados os dados à luz dos estudos de Bardin, por meio de análise de conteúdo, criando-se, então, categorias a priori, que foram descritas e interpretadas. Ao final do levantamento, com as categorias já interpretadas, produziu-se um catálogo dos MD’s encontrados, com a finalidade de auxiliar professores de Química do Ensino Médio quando da necessidade de consulta e utilização desses Materiais. O catálogo também visou estimular o professor a fazer uma reflexão sobre suas aulas e desenvolver um pensamento crítico de maneira a formular conteúdos de Química com base em novos recursos, ou diferentes dos já utilizados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBibliografia-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBibliography-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleLevantamento bibliográfico de artigos apresentados no ENEQ 2016 com a temática materiais didáticos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.