Formação docente normativa por meio da Wiki

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, David da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442-
Autor(es): dc.contributorPereira, David da Silva-
Autor(es): dc.contributorGomes, Márcio Fernando-
Autor(es): dc.contributorGuerrini, Daniel-
Autor(es): dc.creatorCruz, Thelma Letícia Lemes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2251-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658650-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Formação normativa docente-
Descrição: dc.descriptionThis research aims at the development of an educational product for the continuing education of teachers, in the school, through a technological tool Wiki. The problem was how far the continuous training developed through the technological instrument, Wiki, could contribute to the teacher training in its time-activity? Like this, the process of construction and application of a continuing education course on educational legislation applied to high school teachers in a public school in the north of Paraná was analyzed. The course was developed by the researcher and instrumentalized through the Wiki. The Wiki technology tool presents itself with a little used resource in the Basic Education of the State of Paraná. I started from the idea that the planned use of this instrument could enable a resource capable of promoting continued formation in the school. The theoretical-methodological reference is centered on the continued formation in the school as approached by Imbérnon (2013), Sampaio and Leite (2013) and Libâneo, Oliveira and Toschi (2012). As a result, there is the viability of continuing education in the school, with the use of teaching time-activity, as long as there is a change in organizational culture in the context of a democratic school-based management.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigação tem por objetivo o desenvolvimento de um produto educacional para a formação continuada de professores, na escola, por meio de um instrumento tecnológico Wiki. O problema consistiu em que medida a formação continuada desenvolvida por meio do instrumento tecnológico, a Wiki, poderia contribuir para a capacitação docente em sua hora-atividade? Assim, analisou-se o processo de construção e de aplicação de um curso de formação continuada sobre a legislação educacional, aplicada a professores do Ensino Médio, em uma escola pública do Norte do Paraná. O curso foi elaborado pela investigadora e instrumentalizado por meio da Wiki. O instrumento tecnológico Wiki se apresenta com recurso pouco utilizado na Educação Básica do Estado do Paraná. Parti-se da ideia de que o uso planejado desse instrumento poderá viabilizar um recurso capaz de promover formação continuada realizada na escola. O referencial teórico-metodológico está centrado na formação continuada na escola como abordada por Imbérnon (2013), Sampaio e Leite (2013) e Libâneo, Oliveira e Toschi (2012). Como resultado, tem-se a viabilidade da formação continuada na escola, com o emprego da hora-atividade docente, desde que haja uma mudança na cultura organizacional no contexto de uma escolar gestão democrática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Legislação-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectEducational law and legislation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleFormação docente normativa por meio da Wiki-
Título: dc.titleTeacher training formative through the Wiki-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.