Língua e ensino nas redes do poder: análise discursiva dos programas jornalísticos televisivos Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e CQC acerca da polêmica do livro didático Por uma Vida Melhor

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Adriana Cabral dos-
Autor(es): dc.creatorVelho, Francianne dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-06-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8969-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658610-
Descrição: dc.descriptionFollowing the presupposition of French Discourse Analysis, especially, Foucault’s theories, this study proposes to demonstrate, from the procedures for controlling and delimiting discourses, how the media discourses reaffirm and determine a legitimate language conception to be taught at school and accepted by society. To do so, the Brazilian media discourse will be analyzed, produced specifically in May and June 2011, concerning the polemic of the textbook Por uma vida melhor. The media sphere widely published the perspective that the textbook would teach “incorrect Portuguese” due to its presentation of linguistic variation. Accordingly, to comprehend how the media exercises power in the delimitation of meaning by using a game of forgetfulness and evidences. Coercion systems will be investigated and some multimodal text samples of Brazilian television programs that circulated in this polemic will be analyzed.-
Descrição: dc.descriptionSeguindo os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, em especial as teorias de Michel Foucault, este estudo propõe demonstrar, a partir dos procedimentos de controle e delimitação dos discursos, como o discurso jornalístico televisivo reafirma e determina uma concepção de língua legitimada para ser ensinada na escola e aceita pela sociedade. Para isso, serão investigados os discursos que circularam na mídia brasileira, nos meses de maio e junho de 2011, em relação à polêmica acerca do livro didático Por uma vida melhor. A problemática amplamente divulgada pela esfera midiática girou em torno da afirmação de que por meio deste estar-se-ia ensinando aos alunos “o português errado”, visto que ele apresenta discussões referentes às variações linguísticas. Deste modo, para compreender como a mídia exerce poder na delimitação de sentidos a respeito da concepção de língua e do ensino de Língua Portuguesa e cria poucos direcionamentos no modo de significar os fatos a partir de um jogo de esquecimentos e evidências, serão analisados os sistemas de coerção internos, externos e de rarefação dos sujeitos que falam, do discurso foucaultianos – interdição, separação/rejeição, vontade de verdade, comentário, autor, disciplina, ritual, sociedades do discurso, doutrina e apropriação social dos discursos – presentes em textos multimodais de importantes programas da televisão brasileira que transitaram no período da referida polêmica, a saber, os jornais Bom dia Brasil e Jornal Nacional, da Rede Globo, e do programa jornalístico humorístico CQC, da Rede Bandeirantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTelejornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTelevision broadcasting news-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Letras-
Título: dc.titleLíngua e ensino nas redes do poder: análise discursiva dos programas jornalísticos televisivos Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e CQC acerca da polêmica do livro didático Por uma Vida Melhor-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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