A aquisição da linguagem e a interação: uma análise do filme Nell

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Ana Clara de Lena Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18875-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658606-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desse trabalho é fazer uma análise comparativa/contrastiva sobre as teorias de aquisição de linguagem postuladas por diversos pensadores, como Jean Piaget, Lev Vygotsky, Ferdinand de Saussure, entre outros, tomando como objeto de análise o filme Nell, de 1994, dirigido por Michael Apted. A temática da película discorre sobre o desenvolvimento da linguagem de uma mulher, que dá nome ao filme, que cresceu isolada, e, em algum momento da sua vida, teve contato com a civilização. A comunicação entre ela e o restante da humanidade apresentou dificuldades e levantou muitos questionamentos, como, por exemplo, quais seriam as relações entre a fisiologia e o comportamento humanos, como o ambiente influi em nosso organismo e quais aspectos do psiquismo humano estariam determinados geneticamente. Respondê-los, sob o prisma da Psicolinguística, ciência oriunda do estudo das teorias de aquisição de linguagem, é o tema do presente trabalho. Temáticas como o Behaviorismo, o Inatismo, entre outras, serão explanadas e comparadas aos laivos da questão suscitada pelo filme, que desperta a necessidade de compreender até que ponto a linguagem é uma faculdade essencial e eminentemente humana, e o quanto o meio em que o indivíduo é inserido influencia e modela o desenvolvimento cognitivo do ser humano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectPsicolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980-
Palavras-chave: dc.subjectSaussure, Ferdinand de, 1857-1913-
Palavras-chave: dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage acquisition-
Palavras-chave: dc.subjectSocial interaction-
Palavras-chave: dc.subjectPsycholinguistics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleA aquisição da linguagem e a interação: uma análise do filme Nell-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.