Análise de livros didáticos: conceitos de relações e funções e suas múltiplas representações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, Moisés Aparecido do-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8054908059721556-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Moisés Aparecido do-
Autor(es): dc.contributorLima, Jose Luciano Santinho-
Autor(es): dc.contributorBiesdorf, João-
Autor(es): dc.creatorSchwartzbach, Claudia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3864-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658584-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the analysis of mathematics didactic book, the 9th grade of Basic Education, participants of the National Didactic Book Program (PNLD), on the concepts of relations and functions. For the development of analysis of the books, are considered indication of prescribed curriculum, National Curriculum Parameters (PCNs) and National Curriculum Common Base (BNCC), obtaining the objectives of these documents for the teaching of relations and functions in Basic Education in Brazil. Is made a survey of the historical development of these concepts. As well as a survey of the conceptualizations currently presented, as to definitions and forms of representations, with the purpose of obtaining theoretical support for the analysis of the scientific content presented in the didactic books analyzed. This work also involves, a discussion about the current situation of the teaching of relations and functions and considerations that must be made as to methodologies used in their teaching.This work also involves, a discussion about the current situation of the teaching of relations and functions and considerations that must be made as to methodologies used in their teaching. Were chosen for analysis, the first five didactic books, classified as the most chosen by the country's public schools in the 2017 PNLD program, being analyzed the definitions, representations and approaches in the themes of relations and functions, and presented considerations and conclusions being presented considerations and conclusions about, with utilization of a comparative picture.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta a análise de livros didáticos de Matemática, do 9º ano do Ensino Fundamental, participantes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sobre os conceitos de relações e funções. Para o desenvolvimento da análise dos livros, são consideradas as indicações dos currículos prescritos, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), obtendo os objetivos desses documentos para o ensino de relações e funções na Educação Básica do Brasil. É feito um levantamento do desenvolvimento histórico desses conceitos. Bem como, um levantamento das conceituações atualmente apresentadas, quanto a definições e formas de representações, com o intuito de obter suporte teórico para a análise do conteúdo científico apresentado nos livros didáticos analisados. Este trabalho também comporta, uma discussão sobre a conjuntura da atual situação do ensino de relações e funções e considerações que devem ser feitas quanto as metodologias utilizadas no seu ensino. Foram escolhidos para análise, os cinco primeiros livros didáticos, classificados como os mais escolhidos pelas escolas públicas do país no programa do PNLD de 2017, sendo analisados quanto as definições, representações e abordagens nos temas de relações e funções, sendo apresentadas considerações e conclusões a respeito, com utilização de um quadro comparativo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFunções (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFunctions-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Curricula-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleAnálise de livros didáticos: conceitos de relações e funções e suas múltiplas representações-
Título: dc.titleDidactic book analysis: relations concepts and functions and its multiple representations-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.