Desenvolvimento de métodos de otimização para a plataforma de simulação de consumo da Volvo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFredriksson, Jonas-
Autor(es): dc.contributorBernardelli, Euclides Alexandre-
Autor(es): dc.contributorFredriksson, Jonas-
Autor(es): dc.contributor.-
Autor(es): dc.contributor.-
Autor(es): dc.creatorSmijtink, Rafael Klüppel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10483-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658483-
Descrição: dc.descriptionMétodos de otimização estão sendo cada vez mais usados na indústria automotiva. Novas legislações em emissões incentivaram o desenvolvimento de veículos mais eficientes, sendo esses mais complexos, a tarefa de desenvolver um design ótimo somente por experiência se torna quase impossível, ou ao menos fadada a gerar resultados sub-ótimos. Para lidar com a complexidade desta tarefa, essa tese almeja o desenvolvimento de uma ferramenta para realizar otimização, com o intuito de solucionar diversos problemas, e.g. calibração de modelos, otimização de características de veículo, etc. A ferramenta desenvolvida pode realizar otimização com variáveis mistas e multiobjetivo, e lidar com vários tipos de restrições, dado que vários problemas requerem essa habilidade. A ferramenta foi testada em um conjunto de funções de teste e em casos reais fornecidos pela Volvo. No primeiro caso, a ferramenta realizou uma otimização multiobjetivo com variáveis mistas e reduziu com sucesso o erro de um modelo de tráfego de Gipps. No segundo teste prático, ela otimizou um mapa de troca de marchas de uma caixa automática de ônibus. O objetivo era reduzir o consumo de combustível e melhorar a performance, e ao fim, foi obtida uma redução de 1.4% no consumo sem nenhuma perda em performance.-
Descrição: dc.description5000-01-01-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGraduação em Engenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsrestrictAccess-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorítmos genéticos-
Palavras-chave: dc.subjectCalibração-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia mecânica-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical optimization-
Palavras-chave: dc.subjectGenetic algorithms-
Palavras-chave: dc.subjectCalibration-
Palavras-chave: dc.subjectMechanical engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::ELEMENTOS DE MAQUINAS-
Título: dc.titleDesenvolvimento de métodos de otimização para a plataforma de simulação de consumo da Volvo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.