Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fredriksson, Jonas | - |
Autor(es): dc.contributor | Bernardelli, Euclides Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor | Fredriksson, Jonas | - |
Autor(es): dc.contributor | . | - |
Autor(es): dc.contributor | . | - |
Autor(es): dc.creator | Smijtink, Rafael Klüppel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:41:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:41:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10483 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658483 | - |
Descrição: dc.description | Métodos de otimização estão sendo cada vez mais usados na indústria automotiva. Novas legislações em emissões incentivaram o desenvolvimento de veículos mais eficientes, sendo esses mais complexos, a tarefa de desenvolver um design ótimo somente por experiência se torna quase impossível, ou ao menos fadada a gerar resultados sub-ótimos. Para lidar com a complexidade desta tarefa, essa tese almeja o desenvolvimento de uma ferramenta para realizar otimização, com o intuito de solucionar diversos problemas, e.g. calibração de modelos, otimização de características de veículo, etc. A ferramenta desenvolvida pode realizar otimização com variáveis mistas e multiobjetivo, e lidar com vários tipos de restrições, dado que vários problemas requerem essa habilidade. A ferramenta foi testada em um conjunto de funções de teste e em casos reais fornecidos pela Volvo. No primeiro caso, a ferramenta realizou uma otimização multiobjetivo com variáveis mistas e reduziu com sucesso o erro de um modelo de tráfego de Gipps. No segundo teste prático, ela otimizou um mapa de troca de marchas de uma caixa automática de ônibus. O objetivo era reduzir o consumo de combustível e melhorar a performance, e ao fim, foi obtida uma redução de 1.4% no consumo sem nenhuma perda em performance. | - |
Descrição: dc.description | 5000-01-01 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Graduação em Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otimização matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorítmos genéticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calibração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical optimization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetic algorithms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calibration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanical engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::ELEMENTOS DE MAQUINAS | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de métodos de otimização para a plataforma de simulação de consumo da Volvo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: